Rússia condena protestos na Ucrânia como "tentativa de golpe de Estado"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 19 fev (Lusa) -- A Rússia condenou hoje os protestos na Ucrânia como uma "tentativa de golpe de Estado" e exigiu aos líderes da oposição que ponham um fim imediato à violência.

"Trata-se de uma tentativa de golpe de Estado", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado, referindo-se aos protestos que na terça-feira degeneraram em violentos confrontos com a polícia.

"A Rússia exige que os líderes (da oposição) façam cessar o derramamento de sangue no país e retomem sem demora o diálogo com o poder legítimo, sem ameaças nem ultimatos", acrescenta o texto.

Um porta-voz do Presidente russo informou entretanto que Vladimir Putin falou na terça-feira à noite por telefone com o presidente ucraniano, Viktor Ianukovitch, sobre a crise política, mas sublinhou que Putin "não dá conselhos" ao homólogo ucraniano.

"Houve uma conversa telefónica ontem (terça-feira) à noite", disse Dmitry Peskov, citado pelas agências russas.

"O Presidente da Rússia nunca deu nem dá conselhos ao seu colega ucraniano sobre o que fazer e como e não planeia fazê-lo no futuro", acrescentou.

Pelo menos 25 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas nos confrontos de terça-feira entre manifestantes e polícia em Kiev, segundo as autoridades ucranianas.

A crise política na Ucrânia começou em finais de novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e de reforçar os laços com a Rússia.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.