Troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses reabre na segunda-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

O troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses reabre na segunda-feira à circulação ferroviária, quatro meses depois de ter fechado para obras de modernização, informou esta sexta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).

Atualizado 30-03-2019 12:43

A IP referiu que a empreitada em execução neste troço "encontra-se em fase de conclusão, mas ficará assegurada, em totais condições de segurança, a sua reabertura à circulação em modo diesel".

A reabertura à exploração ferroviária do troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses acontece na segunda-feira, dia 01 de abril.

Depois, durante o mês de abril decorrerão os testes relativos à eletrificação e, de acordo com a empresa, a circulação dos comboios com tração elétrica "apenas será possível após a conclusão dos ensaios e certificação da catenária".

A IP referiu ainda que, nesta fase de conclusão da intervenção, "torna-se necessária a supressão da circulação do último comboio diário, com o transporte alternativo rodoviário e transbordo de passageiros a ser assegurado pelo operador CP".

O troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses fechou para obras de modernização a 26 de novembro, por um período previsto de três meses.

No entanto, em fevereiro, a IP informou que o encerramento à circulação ferroviária teria de ser "prolongado até final do mês de março" devido a "dificuldades técnicas".

Na altura, a empresa explicou que condições geotécnicas existentes, nomeadamente no interior do Túnel de Caíde, prejudicaram o "ritmo de execução dos trabalhos inicialmente previsto", uma situação "que apenas foi suscetível de identificar com o desenvolvimento da obra".

As obras em curso, no valor de 10 milhões de euros, estão a dotar aquele troço com 14,4 quilómetros da Linha do Douro de condições de circulação para comboios com tração elétrica.

Esta empreitada integra o projeto de modernização da Linha do Douro, numa extensão total de 58 quilómetros entre Caíde e o Peso da Régua, que a IP está a desenvolver no âmbito do plano de investimentos na Rede Ferroviária Nacional -- Ferrovia 2020.

+ notícias: Norte

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.