Bebé de mãe em morte cerebral "nasceu bem" e é como "qualquer prematuro"

| Norte
Porto Canal com Lusa

O bebé nascido esta quinta-feira com "31 semanas e seis dias e 1,7 quilos", após três meses de morte cerebral da mãe, apresenta a saúde de "qualquer outro prematuro com igual tempo de gestação", informou o hospital de São João em conferência de imprensa.

Em conferência de imprensa, Hercília Guimarães, chefe do serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto, explicou que o Salvador foi, naquela unidade, "o primeiro" bebé nascido de uma mãe em morte cerebral, ali mantida durante "56 dias" em suporte orgânico de vida, até que, durante a madrugada de hoje, "deteriorações respiratórias" da mãe levaram a antecipar a cesariana prevista para sexta-feira.

"Nasceu bem, com necessidade de apoio de suporte ventilatório, o que é normal para o tempo de gestação. Neste momento deve estar a ser extubado [retirada de suporte respiratório], porque estava a melhorar da parte ventilatória. Não existem, neste momento, quaisquer indicações de problemas relacionados com o falecimento da mãe", observou a especialista.

Marina Moucho, obstetra, explicou que a cesariana prevista para sexta-feira foi antecipada devido a "deteriorações respiratórias e dificuldade em ventilar a mãe que tiveram como consequência algumas alterações no bebé".

"O bebé não estava em sofrimento, mas havia algumas alterações justificadas pela dificuldade na ventilação materna. Foi decidido terminar a gravidez. Foi considerado que seria o melhor para ele", disse.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.