Autarcas de Basto exigem conclusão de estrada prometida há 30 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 18 fev (Lusa) -- As câmaras de Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto exigiram hoje a conclusão de 9,7 quilómetros da variante do Tâmega, ligação de "vital importância" e que foi prometida após o encerramento da linha férrea há 30 anos.

Precisamente devido ao impasse em que se encontra esta estrada, as autarquias solicitaram uma audiência com caráter de urgência ao ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

"Os fundos de coesão do próximo Quadro Comunitário de Apoio são a última oportunidade para financiar estas ligações, indispensáveis para o desenvolvimento desta região", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira.

O autarca referiu que a negociação sobre os próximos fundos comunitários ainda está em curso entre o Estado português e a União Europeia e que, apesar das infraestruturas rodoviária já não serem consideradas prioritárias, haverá disponibilidade para "financiar algumas situações que foram ficando para trás e são importantes para algumas regiões".

"E nós temos mesmo necessidade de fazer esta ligação que é absolutamente fundamental", afirmou.

Em causa, segundo explicou, está a conclusão de 9,7 quilómetros da variante do Tâmega, entre Celorico de Basto e o Arco de Baúlhe. Esta estrada já liga, desde 2002, Amarante a Celorico de Basto numa extensão de 17 quilómetros.

O autarca alertou para a "falta de cumprimento" do protocolo celebrado em 1984, entre o município de Celorico de Basto e o então denominado Ministério do Equipamento Social, onde ficou estabelecido que, como contrapartida pelo encerramento da via-férrea do Tâmega, aquele ministério assumia a construção de uma Variante à Estrada Nacional (EN) 210.

Encontra-se também por executar, de acordo com o presidente, a ligação a Mondim de Basto, que corresponde a cerca de três quilómetros, e cuja principal obra passa pela construção de uma ponte sobre o rio Tâmega com 350 metros de extensão.

Em julho de 2010, foi assinado um protocolo entre a EDP, a Estradas de Portugal e o município de Mondim de Basto, que assegurava a concretização desta obra, no âmbito da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Fridão.

"Só que, neste momento, face ao impasse em que se encontra esta barragem, nós não sabemos se é possível construir esta ligação com base nesse protocolo. Portanto o que nós queremos é o que o Governo atenda à nossa preocupação", frisou.

Dos três concelhos, Mondim de Basto é, segundo Humberto Cerqueira, aquele que "está pior servido em termos de acessibilidades", pelo que, estas vias permitiriam a "ligação direta" do concelho a um itinerário principal.

"Nós estamos aqui completamente encravados e sem esta acessibilidade não é possível desenvolver o concelho", sublinhou.

A conclusão da denominada variante do Tâmega permitirá a ligação entre dois "eixos rodoviários fundamentais" no norte do país, o Itinerário Principal 4 (IP4) e a Autoestrada 7 (A7).

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.