Construção de barragens de Girabolhos e Bogueira deve arrancar em março - Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Nelas, 18 fev (Lusa) - A construção das barragens de Girabolhos e Bogueira, há muito reclamada, deve arrancar no mês de março, anunciou hoje o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.

"É um investimento que todos estavam à espera e para o qual muito contribuíram os autarcas", disse Paulo Lemos, durante uma sessão em Nelas, um dos concelhos abrangidos por este aproveitamento hidroelétrico situado no rio Mondego.

Segundo o secretário de Estado, trata-se de um investimento superior a 400 milhões de euros, que "poderá criar até mil postos de trabalho na altura de pico" da construção.

Ainda que uma barragem tenha sempre impactos ambientais, Paulo Lemos lembrou que estes foram minorados através do Estudo de Impacto Ambiental.

"Há que equilibrar sempre as questões do ambiente e do desenvolvimento e nós temos consciência de que esta barragem há muito era necessária", frisou, lembrando não só as necessidades da região onde se insere, mas também para que Portugal atinja as metas das energias renováveis, que são "bastante ambiciosas".

O secretário de Estado explicou que o aproveitamento hidroelétrico só entrará em funcionamento em 2018, porque antes "ainda há um período grande de trabalhos, de enchimento da barragem e de testes".

O presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, considerou "inequívoca a importância económica e social" deste investimento.

Lembrou que o município "passa a ter um lençol de água que margina a sul toda a freguesia de Senhorim" e que poderá vir a ser aproveitado em termos turísticos.

O autarca explicou que o único impacto que se colocou do ponto de vista ambiental foi no setor vitícola, mas "as consequências serão residuais".

A Hidromondego (empresa do Grupo Endesa) e o Estado português assinaram em setembro de 2013 o contrato de concessão relativo ao Aproveitamento Hidroelétrico de Girabolhos, situado no rio Mondego, nos concelhos de Gouveia, Mangualde, Seia e Nelas.

Este aproveitamento hidroelétrico é composto por duas barragens, funcionando em regime de reversibilidade.

Terá uma potência instalada total de aproximadamente 360MW e será responsável por gerar energia elétrica suficiente para o abastecimento de aproximadamente de 250 mil famílias em Portugal.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".