PCP vai interpelar Governo sobre "política de direita" e quer auditoria a benefícios fiscais

| Política
Porto Canal / Agências

Setúbal, 18 fev (Lusa) - O grupo parlamentar do PCP anunciou hoje a intenção de agendar no parlamento um debate de interpelação ao Governo da maioria PSD/CDS-PP sobre "a política de direita" e as suas alternativas "patrióticas e de esquerda" para 13 de março.

"Levaremos à Assembleia da República, numa interpelação ao Governo cujo agendamento proporemos para 13 de março, esse confronto entre a política de direita com que o Governo afunda o país e as políticas patrióticas e de esquerda que os trabalhadores e o povo reclamam", afirmou o líder da bancada comunista, João Oliveira, no final das jornadas parlamentares conjuntas com os eurodeputados, em Setúbal.

O deputado do PCP afirmou também que a sua bancada vai propor formalmente no parlamento uma auditoria "aos benefícios fiscais concedidos em todos os impostos desde 2011" por parte do Tribunal de Contas (TdC), em virtude de considerar que o primeiro-ministro, confrontado duas vezes pelo secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, nos dois últimos debates quinzenais, "continua sem dar todas as explicações".

O PCP tem vindo a citar um relatório do TdC que dá conta de um montante de 1.045 milhões de euros concedidos a Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) a título de benefícios fiscais.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".