Matosinhos recusa pedir a suspensão do concurso das obras do quebra-mar de Leixões

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia Municipal de Matosinhos rejeitou na segunda-feira à noite, com os votos contra do PS e da CDU, solicitar a suspensão do concurso para o prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões.

Atualizado 27-03-2019 10:50

A proposta “Pela suspensão do concurso para as obras de prolongamento do quebra-mar e acessibilidades marítimas do Porto de Leixões”, apresentada pelo BE, PSD, deputado independente e grupos de cidadãos Narciso Miranda e António Parada na sessão extraordinária deste órgão autárquico, solicitava ao Governo e à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) a suspensão do concurso público devido à “escassez de informação”.

Em fevereiro, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou um investimento de cerca de 217 milhões de euros, dos quais 147 são investimento público, até 2023 no Porto de Leixões para aumentar a sua competitividade portuária.

As empreitadas envolvem o prolongamento do quebra-mar exterior em 300 metros, o aprofundamento do canal de entrada, do anteporto e da bacia de rotação, a criação do novo terminal no molhe sul e a melhoria das condições de operação do porto de pesca.

Contudo, têm surgido várias críticas de partidos políticos, autarcas e surfistas a estas obras que originaram, também, o lançamento de uma petição pública com mais de 6.000 assinaturas que apela à suspensão da empreitada.

Na proposta, rejeitada com 19 votos contra do PS e CDU, os autores criticavam a “ausência de informação rigorosa e transparente” quanto ao novo terminal de contentores e respetivo estudo de impacto ambiental, bem como ao destino do Porto de Pesca.

Apesar de reconhecerem a importância do Porto de Leixões em termos económicos e geoestratégicos e a necessidade de melhorar a sua competitividade e eficiência, os autores da moção vincavam ser fundamental acautelar a qualidade de vida dos seus habitantes em termos sociais, ambientais e preservação do seu património histórico e cultural.

Também na segunda-feira, a Câmara Municipal de Matosinhos, liderada por Luísa Salgueiro (PS), aprovou um documento onde defende que as obras no Porto de Leixões não devem ser adjudicadas enquanto não for apresentado o projeto global e a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).

“Enquanto este projeto e respetiva AIA não nos for apresentado, considera a Câmara Municipal de Matosinhos não ter condições para se manifestar e, por isso, a obra não deve ser adjudicada”, adianta o documento, aprovado com dez votos a favor e um voto contra do PSD em reunião privada extraordinária do executivo, a que a Lusa teve acesso.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.