ONU sublinha que estatuto de montes Golã não muda com decisão de Trump

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, 25 mar (Lusa) -- A ONU sublinhou hoje que a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer a soberania de Israel sobre os montes Golã não muda em nada o estatuto internacional dessa zona arrebatada à Síria.

"Para nós, o estatuto dos Golã ocupados está consagrado nas resoluções do Conselho de Segurança. A posição não mudou", disse à imprensa Stéphane Dujarric, o porta-voz do secretário-geral da organização, António Guterres.

Segundo Dujarric, "para o secretário-geral, é claro que o estatuto dos Golã não mudou", apesar da decisão de Trump.

Os Estados Unidos tornaram-se o primeiro país a reconhecer a soberania de Israel sobre uma área estratégica que ocupou à Síria desde a Guerra dos Seis Dias, de 1967, e que anexou em 1981.

Essa anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional, e o Conselho de Segurança aprovou em 1981 por unanimidade uma resolução que declarava "nulas" e "sem efeito jurídico internacional" as decisões de Israel de impor as suas leis e a sua administração nesse território.

A ONU tem desde 1974 uma missão de paz destacada nos Golã, que se encarrega de manter o cessar-fogo entre Israel e a Síria e de vigiar a aplicação do acordo de retirada.

Precisamente esta semana, na quarta-feira, o Conselho de Segurança tenciona rever a situação dessa operação, uma coisa que faz regularmente.

Antes disso, na terça-feira, o órgão máximo de decisão das Nações Unidas realizará o seu encontro mensal sobre o Médio Oriente e o conflito israelo-palestiniano, no qual 'a priori' se poderá também abordar a decisão de Trump.

"Isto é uma coisa que deveria ter sido feita há muitas décadas", disse hoje Trump ao rubricar a proclamação presidencial, juntamente com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.

Inquirido pela imprensa, Dujarric disse que, por enquanto, não está previsto qualquer contacto de Guterres ou outros elementos da ONU com o Governo norte-americano em resposta a esse passo.

ANC // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.