Info

Greve dos motoristas de transportes de passageiros do Norte com 60% de adesão

Greve dos motoristas de transportes de passageiros do Norte com 60% de adesão
| Economia
Porto Canal com Lusa

A greve dos motoristas do setor privado de transporte de passageiros do Norte, que começou esta segunda-feira, está a registar uma adesão de cerca de 60%, tendo provocado “maiores dificuldades” ao início da manhã no transporte escolar, segundo fonte sindical.

Em declarações à Lusa, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), José Manuel Silva, disse que “as empresas maiores, como por exemplo, a Arriba e a Transdev, estão com uma adesão de cerca de 80%”.

“Nas empresas mais pequenas a adesão é inferior”, sublinhou, referindo que os trabalhadores estão concentrados nas centrais de camionagem.

José Manuel Silva referiu que Póvoa de Varzim, Famalicão, Barcelos, Guimarães, Braga, Fafe, Vizela e Paços de Ferreira são algumas das localidades mais afetadas pelo protesto.

A paralisação, em defesa de aumentos salariais, vai prolongar-se até 05 de abril.

Segundo o coordenador do STRUN, os trabalhadores decidiram hoje realizar uma manifestação, na próxima quarta-feira, às 15h00, em frente à ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros.

De acordo com o dirigente, a ANTROP propôs aumentar os trabalhadores para os 668 euros, valor inferior ao exigido pelo sindicato, que definiu um mínimo de 700 euros.

Os motoristas reclamam ainda a redução das "intermitências", ou seja, das horas de paragem dos motoristas entre serviços.

Além disso, o sindicato contesta a junção do subsídio de "agente único", valor pago pela acumulação de função de cobrador, no vencimento dos trabalhadores.

A greve começou às 00h00 desta segunda-feira e termina às 24h00 de 05 de abril.

+ notícias: Economia

Trabalhadores dos impostos em greve no dia 27 pela negociação das carreiras

Os trabalhadores dos impostos cumprem no dia 27 uma nova greve em protesto pela revisão das carreiras, desta vez convocada pela Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT) e cujo pré-aviso foi divulgado este sábado.

Isenção automática de IMI chegou este ano a 1,17 milhões de pessoas

A isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que é atribuída a pessoas com rendimentos e património imobiliário de baixo valor chegou este ano a 1,17 milhões de contribuintes.

Secretária de Estado da Habitação diz que "todos temos que lutar contra" crime no mercado imobiliário

Os preços das casas estão a estabilizar, mas continuam muito altos para a maioria dos portugueses. Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, assume que a classe média está em dificuldade e mostra-se preocupada com as suspeitas de crime, associadas à especulação imobiliária no Porto.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.