Greve dos motoristas de transportes de passageiros do Norte com 60% de adesão

Greve dos motoristas de transportes de passageiros do Norte com 60% de adesão
| Economia
Porto Canal com Lusa

A greve dos motoristas do setor privado de transporte de passageiros do Norte, que começou esta segunda-feira, está a registar uma adesão de cerca de 60%, tendo provocado “maiores dificuldades” ao início da manhã no transporte escolar, segundo fonte sindical.

Em declarações à Lusa, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), José Manuel Silva, disse que “as empresas maiores, como por exemplo, a Arriba e a Transdev, estão com uma adesão de cerca de 80%”.

“Nas empresas mais pequenas a adesão é inferior”, sublinhou, referindo que os trabalhadores estão concentrados nas centrais de camionagem.

José Manuel Silva referiu que Póvoa de Varzim, Famalicão, Barcelos, Guimarães, Braga, Fafe, Vizela e Paços de Ferreira são algumas das localidades mais afetadas pelo protesto.

A paralisação, em defesa de aumentos salariais, vai prolongar-se até 05 de abril.

Segundo o coordenador do STRUN, os trabalhadores decidiram hoje realizar uma manifestação, na próxima quarta-feira, às 15h00, em frente à ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros.

De acordo com o dirigente, a ANTROP propôs aumentar os trabalhadores para os 668 euros, valor inferior ao exigido pelo sindicato, que definiu um mínimo de 700 euros.

Os motoristas reclamam ainda a redução das "intermitências", ou seja, das horas de paragem dos motoristas entre serviços.

Além disso, o sindicato contesta a junção do subsídio de "agente único", valor pago pela acumulação de função de cobrador, no vencimento dos trabalhadores.

A greve começou às 00h00 desta segunda-feira e termina às 24h00 de 05 de abril.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.