Burla de farmacêuticos do Grande Porto fica reduzida a falsidade informática

Burla de farmacêuticos do Grande Porto fica reduzida a falsidade informática
| Norte
Porto Canal com Lusa

Farmacêuticos do Grande Porto acusados de uma burla qualificada de 667 mil euros ao Serviço Nacional de Saúde, entre 2012 e 2016, acabaram pronunciados apenas por falsidade informática e falsificação de documentos, porque restituíram as verbas.

Fonte judicial disse esta segunda-feira à Lusa que o crime de burla qualificada, imputado a quatro farmacêuticos e três empresas do ramo de Vila Nova de Gaia e Porto, foi declarado extinto, uma vez que, em 2018, já em fase de instrução do processo, a Administração Regional de Saúde do Norte desistiu de queixa, tendo em conta que os arguidos devolveram o valor recebido indevidamente.

Em causa está a obtenção de comparticipações fraudulentas, através da manipulação do sistema informático.

As acusações relativas aos crimes que restam - falsidade informática e falsificação de documentos - são avaliadas a partir de quarta-feira por um coletivo de juízes do Tribunal de São João Novo, no Porto.

Na mesma instância está a julgar-se um outro processo relacionado com burlas ao Serviço Nacional de Saúde, neste caso uma alegada burla de 352.915,18 euros, envolvendo um farmacêutico e um médico de Mesão Frio, no distrito de Vila Real, que tem nova audiência marcada para quinta-feira.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.