Idai: Ciclone poderá ter "impacto surpreendentemente limitado no PIB"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 25 mar (Lusa) -- O analista que segue a economia de Moçambique na consultora Capital Economics considerou hoje à Lusa que o ciclone idai, apesar de devastador do ponto de vista humano, deverá ter um impacto "surpreendentemente limitado" do ponto de vista económico.

"Ainda é provavelmente demasiado cedo para avaliar realisticamente os danos, mas é muito possível que os efeitos económicos sejam surpreendentemente limitados", disse John Ashbourne, em declarações à Lusa.

Na base desta avaliação, Ashbourne argumentou que "a economia moçambicana é baseada apenas nalguns setores, por isso se estes continuarem a funcionar, os danos para a sociedade, no geral, podem não aparecer nos dados económicos oficiais", o que não retira impacto às centenas de mortes no país.

"Isto não quer dizer que os efeitos não são terríveis para milhões de pessoas, mas apenas que não afetam muito o Produto Interno Bruto, o que é, aliás, um dos problemas do PIB como medida da riqueza nacional", acrescenta o analista.

Do ponto de vista da evolução do PIB, Ashbourne afirma que o mais importante será "o que a disrupção na infraestrutura de transportes faz ao comércio", porque as exportações de energia para a África do Sul, por exemplo, foram cortadas.

"A grande questão é saber o que vai acontecer às exportações de carvão e metais da província de Tete; já não vão pela Beira, portanto desde que o comboio para Nacala funcione, a disrupção pode não ser assim tão grande", concluiu o economista nas declarações à Lusa.

De acordo com os dados oficiais, a economia de Moçambique cresceu 3,3% no ano passado, mas desde o terceiro trimestre de 2017 (quando expandiu 1,4%) que a evolução da produção de riqueza, medida pela média trimestral, não registava um valor tão baixo: no último trimestre do ano passado, a economia moçambicana cresceu 3,1%, abrandando face aos 3,2%, aos 3,4% e 3,3% que registou nos trimestres anteriores de 2018, e bem abaixo dos 4,9% registados nos últimos três meses de 2017.

A passagem do ciclone idai em Moçambique, no Zimbabué e no Maláui fez pelo menos 762 mortos, segundo os balanços oficiais mais recentes.

Em Moçambique, o número de mortos confirmados subiu hoje para 447, no Zimbabué foram contabilizadas 259 vítimas mortais e no Maláui as autoridades registaram 56 mortos.

O ministro da Terra e do Ambiente moçambicano, Celso Correia, sublinhou hoje que estes números ainda são provisórios, já que à medida que o nível da água vai descendo vão aparecendo mais corpos.

O número de pessoas afetadas em Moçambique subiu para 794.000.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que está a preparar-se para enfrentar prováveis surtos de cólera e outras doenças infecciosas, bem como de sarampo, em extensas zonas do sudeste de África afetadas pelo ciclone Idai, em particular em Moçambique.

A cidade da Beira, no centro litoral de Moçambique, foi uma das mais afetadas pelo ciclone, na noite de 14 de março.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.