Seleção de râguebi alcança maior triunfo da história frente à República Checa

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Caldas da Rainha, Leiria, 23 mar (Lusa) - A seleção portuguesa de râguebi alcançou hoje, nas Caldas da Rainha, o maior triunfo da sua história, ao vencer a República Checa por 93-0, em jogo da quarta jornada do Rugby Europe Trophy.

Portugal suplantou por 24 pontos o seu anterior recorde, que era de 69-0, alcançado em 27 de fevereiro de 2010, frente à Alemanha.

O resultado deixa a seleção portuguesa a precisar apenas de um empate no derradeiro jogo da competição, em 06 de abril, na Lituânia, para vencer pela terceira vez consecutiva o título do segundo escalão europeu, com exceção do Torneio das Seis Nações.

Portugal não precisou de mais do que 24 minutos para chegar aos quatro ensaios que garantiam o ponto de bónus ofensivo e foi, a partir desse momento, escalando o marcador com uma facilidade, que prova que pertence a 'outro campeonato'.

O encontro terminou mesmo com os 'lobos' à procura de chegar à centena de pontos, objetivo que ficaram a dever apenas a si próprios, não tanto por não conseguirem um 16.º ensaio na bola de jogo, mas sim pela displicência na hora de atirar aos postes: Portugal errou uma penalidade e seis transformações, que poderiam ter dado mais 15 pontos.

No histórico resultado evidenciaram-se António Vidinha e Caetano Castelo Branco, com três ensaios cada, enquanto Manuel Marta foi o melhor marcador da tarde, com 22 pontos, resultantes de dois ensaios e seis transformações.

Portugal lidera a classificação do Rugby Europe Trophy com 19 pontos, mais seis do que a Holanda e 14 do que a Lituânia, que, contudo, ainda só disputou dois jogos.

Para garantir a disputa do 'play-off' de acesso ao primeiro escalão, frente à Alemanha, a seleção lusa precisa apenas de um empate naq Lituânia, ou que esgte país não vença com ponto de bónus todos os três encontros que lhe restam.

Jogo no Campo A do Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, nas Caldas da Rainha.

Portugal - República Checa, 93-0.

Ao intervalo: 57-0.

Sob arbitragem do francês Tual Trainini, as equipas alinharam:

- Portugal: João Vasco Côrte-Real, Nuno Mascarenhas, Francisco Bruno, Sebastião Villax, José Rebelo de Andrade, Salvador Vassalo, João Granate, José D'Alte, João Belo, Tomás Appleton, António Cortes, Vasco Ribeiro, António Vidinha, Caetano Castelo Branco e Manuel Marta.

Jogaram ainda: Filipe Granja, João Moreira, Duarte Torgal, Martim Cardoso, João Lima, Frederico Filipe e José Conde.

Ensaios (15): António Cortes (2, 42), António Vidinha (8, 27, 51), João Belo (12, 24), Vasco Ribeiro (26), Manuel Marta (37, 40+5), Caetano Castelo Branco (39, 60, 79), João Moreira (56) e Duarte Torgal (67).

Conversões (9): Manuel Marta (2, 12, 24, 27, 37, 39), Frederico Filipe (42, 56, 67).

Penalidades (0).

Treinador: Martim Aguiar

- República Checa: Anthony Kent, Matous Hodek, Jan Benda, Radim Trunecka, Vaclav Moncek, Radim Hutnik, James Faktor, Dan Hosek, Marek Simak, Richard Hrebacka, Jakub Cizek, Karel Berounsky, Lukas Plocar, Jan Cizek e Albert Fronek.

Jogaram ainda: Adam Leitmancik, Hubert Drimal, Stepan Pekar, David Bures, Jan Tieber, Zbynek Schutz, Michal Neuzil e Lukas Hrebacka.

Ensaios (0).

Conversões (0).

Penalidades (0).

Treinador: Daniel Benes.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Albert Fronek (34), José Rebelo de Andrade (42) e Jan Benda (50).

Assistência: Cerca de 800 espetadores.

SYL // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.