Organização do Porto vai enviar equipa médica para Moçambique durante um mês

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Health4MOZ, organização não-governamental de desenvolvimento (ONGD) sediada no Porto, vai fazer deslocar para a cidade da Beira, em Moçambique, uma equipa médica que permanecerá no terreno um mês para ajudar a população vítima do ciclone Idai.

Atualizado 23-03-2019 12:26

No âmbito da criação do movimento Unidos Pela Beira, aquela ONGD, que há seis anos colabora com Moçambique "na formação pré e pós-graduada em saúde", anunciou em comunicado enviado à agência Lusa que "entre abril e maio terá na Beira uma equipa formada por um cirurgião, dois infecciologistas, um pediatra intensivista, um epidemiologista/saúde pública e por dois enfermeiros de bloco".

O recrutamento de profissionais "será realizado através e com o apoio da Ordem dos Médicos e a seleção feita de acordo com critérios previamente definidos", informa ainda a Health4MOZ, acrescentando que as equipas "vão trabalhar em parceria com os profissionais locais e em estreita colaboração com a Direção Provincial de Saúde de Sofala e a edilidade, aproveitando a experiência no terreno" da ONGD.

A organização liderada por Carla Rego anunciou ainda a intenção de, juntamente com a equipa médica, enviar para a Beira "medicamentos e consumíveis, na maior quantidade possível, recolhidos com apoio da indústria e do Infarmed", esperando poder contar com a "colaboração da TAP" no seu transporte.

"Havendo logística e outros apoios pretendemos manter equipas no terreno, por períodos de um mês cada uma, durante alguns meses", reforçou em declarações à Lusa a especialista, informando que o Instituto de Camões "apoiará a viagem da primeira equipa" enquanto esperam "reunir outros apoios para as seguintes".

Dividida em três missões, a segunda será "em data definir de acordo com a evolução dos acontecimentos" e prevê, com o apoio da Câmara do Porto, "enviar uma equipa de bombeiros /sapadores (equipa de emergência da proteção civil), enquanto a terceira, também em data a definir, será a da "reconstrução e posterior equipamento do Hospital Central da Beira".

Segundo a ONGD, o hospital "foi gravemente danificado, não tem bloco operatório funcionante, as enfermarias não têm teto e o material (já quase inexistente) está danificado", razões para lançarem um "apelo à sociedade civil para que façam os seus donativos e ajudem a Health4MOZ".

A Câmara do Porto revelou hoje à Lusa que vai disponibilizar "apoio de equipas pós-catástrofe" e 100 mil euros para a "reconstrução do hospital" da Beira, em Moçambique.

A Health4MOZ decidiu, entretanto, fazer reverter as receitas dos dois concertos que a World Doctors Orchestra realizará em Portugal, a 20 e 21 de setembro, respetivamente, em Lisboa e no Porto) em favor da Health4MOZ para apoiar a reconstrução e equipamentos do Hospital da Beira.

A Health4MOZ reuniu no domingo com a Ordem dos Médicos e com a Câmara do Porto, cidade geminada com a da Beira, tendo sido criado, "em colaboração com estas duas entidades e ainda com o Instituto de Camões, Ministério da Saúde - DGS, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (cooperação) o movimento Unidos Pela Beira", refere a nota de imprensa.

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, Maláui e Zimbabué já provocou mais de 300 mortos, segundo balanços provisórios divulgados pelos respetivos governos.

Em Moçambique, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou na terça-feira que mais de 200 pessoas morreram e 350 mil "estão em situação de risco", tendo decretado o estado de emergência nacional.

O país vai ainda cumprir três dias de luto nacional, até sexta-feira.

O Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na quinta-feira à noite, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

A Cruz Vermelha Internacional indicou na terça-feira que pelo menos 400 mil pessoas estão desalojadas na Beira, em consequência do ciclone, considerando tratar-se da "pior crise" do género no país.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, viajou para a Beira, onde dezenas de portugueses perderam casas e bens devido ao ciclone Idai, para acompanhar o levantamento das necessidades e o primeiro apoio às populações afetadas.

No Zimbabué, as autoridades contabilizaram pelo menos 82 mortos e 217 desaparecidos, enquanto no Malaui as únicas estimativas conhecidas apontam para pelo menos 56 mortos e 577 feridos.

+ notícias: Norte

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.