Reitor da U.Porto anuncia mais três locais para novas camas para universitários

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 22 mar (Lusa) -- O reitor da Universidade do Porto anunciou hoje a criação de novas camas universitárias na Messe dos Sargentos do Porto, na sede da Lutuosa de Portugal (Aliados) e num edifício na Carvalhosa, junto à antiga Faculdade de Farmácia.

"Há diligências em curso para criar camas na Messe dos Sargentos do Porto, na sede da Lutuosa de Portugal nos Aliados e num edifício da Universidade na Carvalhosa, junto à antiga Faculdade de Farmácia", anunciou António Sousa Pereira, durante o discurso que proferiu hoje no durante a celebração do 108.º aniversário da U.Porto.

Segundo o reitor, o problema da "falta de alojamento a preços comportáveis" na cidade do Porto levou a equipa reitoral a desenvolver "esforços junto de diferentes parceiros" para encontrar soluções de alojamento e aumentar a oferta de camas para os estudantes universitários.

"Em boa hora tomámos a iniciativa de procurar alternativas residenciais, pois, como se percebe pelo anunciado Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, não podemos esperar grandes apoios nesta matéria por parte do poder central", acrescentou o reitor.

"Não foi um processo simples, nem tão célere quanto desejávamos, dada a complexidade do problema habitacional em Portugal. Mas estamos hoje em condições de anunciar que, para além da abertura do concurso para a reabilitação da Residência Alberto Amaral, há uma série de iniciativas já em marcha para aumentar a oferta de camas".

Está em "marcha" um projeto para uma residência estudantil no recinto do Quartel do Monte Pedral, na rua Serpa Pinto do Porto, que decorre de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto e está também em "fase de abertura do concurso" a reabilitação da Residência Alberto Amaral.

A 26 de fevereiro foi publicado em Diário da República um decreto-lei com um plano nacional para aumentar o número de camas para estudantes do ensino superior que abrange, numa primeira fase, um aumento de 80%, o equivalente a cerca de 12 mil camas.

Esse plano nacional de alojamento inclui a construção, reabilitação e requalificação de mais de 250 imóveis no país, abrangendo mais de 7.500 camas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (6.927 novas camas para a Área Metropolitana de Lisboa e 1.650 novas camas para o Norte).

A U.Porto foi fundada a 22 de março de 1911 e celebra hoje o seu 108.º aniversário com a presença do Presidente da República.

CCM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.