Info

Marcelo diz que portugueses são "os melhores dos melhores do mundo"

| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira, em Braga, que os portugueses "são os melhores dos melhores do mundo", mas admitiu que ainda é preciso fazer "muito mais" pela qualificação das pessoas.

Atualizado 23-03-2019 12:31

Durante a inauguração da ampliação das instalações da Bosch Car Multimedia, e depois de ouvir os responsáveis da empresa a elogiar o trabalho e a qualidade dos trabalhadores, Marcelo deixou vincado o orgulho que sente por ser Presidente dos "melhores do mundo".

"Eu pergunto-me: mas não era isso que deveriam esperar? Não somos nós os melhores dos melhores do mundo? Com todo o respeito pelos nossos amigos alemães e também espanhóis, nós portugueses somos os melhores e, por isso, não admira que aqui estejam os melhores a fazer o melhor. Para mim, não é surpresa. Se não fôssemos os melhores, eu não tinha tanto orgulho quanto tenho em ser Presidente de todos os portugueses", afirmou.

Para Marcelo, o segredo chama-se qualificação, uma aposta que quer ver intensificada.

"Temos de fazer muito mais por essa qualificação no nosso país", referiu.

Na sua intervenção, Marcelo aludiu ainda ao "momento de incerteza" que se vive na Europa e o mundo e disse que o melhor que há a fazer "é continuar e apostar", em vez de parar e esperar.

"Não importa a incerteza, o pior que podíamos fazer era ficar à espera do que acontecesse", referiu, apelando à determinação e à decisão para ultrapassar as dificuldades.

Disse que nos momentos difíceis há que ser "voluntaristas" e que é nesses momentos que se distingue os políticos dos estadistas, as empresas que pensam a curto prazo das que pensam a longo prazo, aqueles que gerem o presente daqueles que constroem o futuro.

Os novos edifícios da Bosch Car Multimedia, hoje inaugurados, têm uma área de 21 mil metros quadrados e significaram um investimento de 38 milhões de euros.

São a nova casa de cerca de 700 trabalhadores.

À chegada à empresa, Marcelo tinha à porta uma "pequena manifestação" de enfermeiros, com cartazes onde se lia "Os enfermeiros não precisam de afetos, precisam de reconhecimento. 14 anos de serviço igual a zero de progressão".

Marcelo parou para ouvir os enfermeiros.

+ notícias: Política

Tiago Barbosa Ribeiro espera que a regionalização esteja no programa eleitoral do PS

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS, defende que sem regionalização não se resolvem os problemas da desigualdade territorial e como tal, espera "que a regionalização esteja" no programa eleitoral do PS.

Deputado do PS afirma que casos de alegada corrupção prejudicam a 'luta' pela regionalização

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS, afirma que sempre que existem casos noticiados de alegada corrupção "os adversários da regionalização acabam por ganhar alguns argumentos, mesmo que sejam populistas".

Operações 'Teia' e 'Rota Final': Partidos pedem mais meios e condições para que a justiça funcione rápido

Em pouco mais de duas semanas, Portugal viveu dois escândalos de corrupção que envolvem autarquias do Norte e suspeitas de favorecimento a empresas privadas. O primeiro foi a Operação 'Teia' com nomes ligados ao PS. O segundo é a Operação 'Rota Final', com figuras do PSD. O Porto Canal foi ouvir o que pensam as concelhias partidárias sobre isto e todas admitem que são precisos mais meios e condições para que a justiça funcione rápido.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.