Governo aprova intervenção nas praias da Costa de Caparica

| Política
Porto Canal com Lusa

Almada, Setúbal, 21 mar (Lusa) -- O Conselho de Ministros aprovou hoje a empreitada para encher com areia as praias da Costa de Caparica, em Almada, no distrito de Setúbal, uma intervenção que pretende minimizar a erosão causada pelos temporais.

Em comunicado, o Conselho de Ministros explicou que a aprovação da "empreitada de alimentação artificial" pretende não só "providenciar maior proteção contra os fenómenos de galgamento oceânico", como também "minimizar os efeitos negativos causados pelos temporais sobre essa linha de costa".

O Ministério do Ambiente confirmou hoje à agência Lusa que a intervenção se refere ao enchimento das praias da Costa de Caparica com "cerca de um milhão de metros cúbicos de areia", um anúncio feito em 27 de novembro do ano passado.

Nesta data, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, visitou a praia de São João da Caparica, onde avançou que o início dos trabalhos estava previsto para maio de 2019.

"Responsabilizei-me hoje [27 de novembro de 2018] por, em maio, começar o enchimento com areia das praias da Costa de Caparica. Vai ser um milhão de metros cúbicos [de areia], uma empreitada que vai custar aproximadamente cinco milhões de euros, financiada por fundos comunitários", adiantou.

Segundo o governante, esta intervenção é um método de "engenharia natural" que serve para "segurar a areia e proteger do vento ou do avanço do mar".

Nesta ocasião, a Câmara Municipal de Almada assinou um acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente para a restauração do ecossistema dunar da praia de São João da Caparica, a estância balnear do concelho que mais erosão sofreu após as tempestades do inverno de 2017 e primavera de 2018.

Segundo o ministro do Ambiente, a recuperação das dunas nesta praia custará "cerca de 60 mil euros".

De acordo com o Ministério do Ambiente, a apresentação desta empreitada será efetuada em breve.

DYBS // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".