Governo encontrará outras soluções se Tribunal Constitucional chumbar medidas - Passos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 fev (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que o Governo encontrará outras soluções para cumprir os objetivos orçamentais, se o Tribunal Constitucional chumbar medidas do Orçamento do Estado para 2014.

Durante uma conferência promovida pela publicação inglesa The Economist, num hotel em Cascais, o primeiro-ministro foi questionado se o Governo está certo de que as medidas do Orçamento do Estado submetidas à apreciação do Tribunal Constitucional serão aplicadas.

"Não. Não podemos ter a certeza, porque temos um Estado de direito, e não posso responder por nenhuma decisão do Tribunal Constitucional. O que posso é reafirmar que o Governo há de encontrar outras soluções para atingir os mesmos objetivos", respondeu Pedro Passos Coelho, considerando, contudo, que essas medidas poderão não ser "tão boas" como as originais.

O chefe do executivo PSD/CDS-PP, que respondeu em inglês às perguntas da audiência, acrescentou que, "apesar do problema político de enfrentar problemas no Tribunal Constitucional, o Governo português sempre apresentou uma solução que garantisse o resultado final" pretendido em termos orçamentais.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.