Brexit: Saída sem acordo pode custar 57,3 mil MEuro por ano à economia britânica

| Política
Porto Canal com Lusa

Londres, 21 mar (Lusa) - Uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo custaria à economia britânica 57,3 mil milhões de euros por ano, quase 900 euros per capita, segundo um estudo divulgado hoje pelo Instituto Bertelsmann.

O instituto alemão calculou que um 'Brexit' sem acordo terá um impacto negativo em todos os restantes 27 Estados membros da UE, sobretudo Alemanha e França, calculando que a economia da UE em termos globais perderia cerca de 40,4 mil milhões de euros.

"O 'Brexit' pode afetar seriamente os alicerces da maior área económica do mundo e Bruxelas e Londres devem fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo", disse Aart de Geus, presidente do Instituto.

A perspetiva de uma saída sem acordo agravou-se nos últimos dias devido ao chumbo por duas vezes no parlamento do Acordo de Saída negociado pelo Governo britânico com Bruxelas e finalizado em novembro do ano passado.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou na quarta-feira que pediu um adiamento da data de saída, prevista para 29 de março, por três meses, até 30 de junho, de forma a submeter pela terceira vez o documento aos deputados e aprovar a respetiva legislação.

Porém, os 27 responderam que a extensão do artigo 50.º, que determina um período de dois anos de negociação para ser ratificado um acordo, só será aceite se o Acordo for aprovado pelo parlamento na próxima semana.

As consequências económicas de uma saída britânica da UE sem acordo já foram objeto de análises por outras instituições, incluindo pelo governo britânico, que, num estudo divulgado no ano passado, apontou para uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 9,3% em 15 anos.

O Banco de Inglaterra estimou que o mesmo cenário pode provocar um recuo de 7,8% a 10,5% no PIB britânico até 2024, juntamente com uma depreciação da libra de até 25% e um aumento da inflação para 6,5%.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu uma contração do PIB de 5% a 8%, enquanto a organização patronal britânica CBI, que agrega cerca de 190 mil empresas, prevê uma queda do PIB de até 8% se o Reino Unido sair da UE sem um acordo.

BM (DD/PD) // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.