Companhia do Canto Popular é um novo grupo de música de raiz portuguesa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar (Lusa) - O grupo Companhia do Canto Popular, um novo projeto transversal da música de raiz portuguesa, gravará o primeiro álbum em abril, em Serpa, revelou hoje à agência Lusa o músico José Barros.

"É um grupo diferente do normal. Integra músicos que sabem há muito tempo o que querem fazer. Há todo um passado ligado a uma determinada forma de cantar, de tocar e de pensar a música portuguesa", explicou o autor.

José Barros, fundador do Navegante, foi o impulsionador deste novo grupo que integra também Manuel Tentúgal (Vai de Roda), José Manuel David e Rui Vaz (ex-Gaiteiros de Lisboa), Artur Fernandes (Danças Ocultas), Sara Vidal (Luar na Lubre), Manuel Rocha (Brigada Victor Jara), Rui Costa (ex-Silence 4) e André Sousa Machado.

Será um encontro transversal de conhecimentos musicais distintos, mas com um ponto em comum: os ritmos e as polifonias da música tradicional e popular portuguesa, disse.

"No fundo trata-se de condensar, num espaço de construção musical, o mecanismo de constituição das sociedades humanas desde o início dos tempos: a miscigenação. Das pessoas e dos seus olhares sobre o mundo", lê-se na nota de imprensa divulgada hoje.

Segundo o músico, o primeiro álbum será gravado em abril, em Serpa, e a primeira apresentação oficial está marcada para junho.

O repertório da Companhia do Canto Popular "terá um pouco de tudo", de temas originais a outros do cancioneiro popular e de cada um dos músicos integrantes, mas reconfigurados perante esta nova formação.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".