Pepe assegura que Portugal está preparado para iniciar qualificação com vitória

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar (Lusa) -- O defesa Pepe disse hoje que Portugal está preparado para iniciar a fase de qualificação para o Euro2020 de futebol com um triunfo diante da Ucrânia, mas alerta para eventuais dificuldades no primeiro encontro do Grupo B.

"Estamos bem preparados, mas sabemos que amanhã [sexta-feira] vamos ter muitas dificuldades. Respeitamos muito a seleção da Ucrânia e temos a noção que temos de ganhar o jogo, começar bem a nossa caminhada, que espero que seja bastante positiva", afirmou o defesa central do FC Porto, em conferência de imprensa, depois do treino no Estádio da Luz, palco do jogo de sexta-feira.

Pepe, de 36 anos, aprofundou o conhecimento sobre adversário e sublinhou que quer ajudar a seleção das 'quinas' a marcar presença na fase final e voltar a erguer o troféu, tal como aconteceu em 2016, em França.

"Temos essa ilusão de estar no Campeonato da Europa e levantar o nosso título. Vi um pouco da seleção ucraniana e já joguei com um dos guarda-redes na Turquia. É uma seleção jovem e só tem três jogadores acima dos 30 anos. Não vais ser um jogo fácil, mas trabalhámos bem para entrarmos amanhã [sexta-feira] com a maior clareza do que fazer e ajudar Portugal", declarou.

O defesa, que regressou a Portugal em janeiro para voltar a representar os 'dragões', elogiou ainda o compatriota estreante Dyego Sousa e abordou também os duelos intensos que teve com o outro estreante em convocatórias, o jovem João Félix, nos últimos jogos entre Benfica e FC Porto.

"Fico muito feliz por ele [Dyego Sousa]. Tomou a decisão certa, é um jogador que está completamente integrado na cultura portuguesa e veio para nos ajudar", disse, falando do jogador do Sporting de Braga.

Quanto a João Félix, o central luso também foi muito claro: "Eu defendo o meu clube e ele [João Félix] o dele. Aqui somos colegas, defendemos o nosso país. Não há que criar polémicas e temos de dar o nosso melhor e honrar o nosso país".

A seleção nacional vai disputar o Grupo B de apuramento, que inclui ainda Sérvia, adversário na próxima segunda-feira, igualmente na Luz, Lituânia e Luxemburgo.

Pela primeira vez, a fase final do Campeonato da Europa vai decorrer em 12 cidades de 12 países diferentes, com Londres a receber os jogos das meias-finais e da final.

O Portugal-Ucrânia está agendado para as 19:45 de sexta-feira e vai ser arbitrado pelo francês Clément Turpin.

AYCO/LG // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".