Português que vai liderar operadora angolana Unitel promete "transição suave"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mar (Lusa) - O novo diretor-geral da Unitel, o português Miguel Geraldes, afirmou hoje, à agência Lusa que pretende promover uma "transição suave" na maior operadora de telecomunicações em Angola, que desde terça-feira conta também com um novo conselho de administração.

"Tenho conhecimento do profissionalismo da equipa da Unitel e certamente encontraremos a melhor forma de termos uma transição suave mantendo o foco no que é importante: servir os angolanos", explicou, numa declaração à agência Lusa, Miguel Geraldes, até agora na representação chinesa Huawei na África do Sul.

A nomeação de Miguel Geraldes, que sucede a Antony Dolton no cargo de diretor-geral desde 2013, foi divulgada, em comunicado, após a assembleia-geral da Unitel, que reconduziu a empresária Isabel dos Santos na administração da operadora.

"Da minha nomeação, fiquei muito honrado e com grande entusiasmo poder contribuir para a continuidade do desenvolvimento da Unitel. Quero agradecer aos acionistas que me nomearam, bem como os felicitar a Gestão cessante que tão bem desempenhou o seu trabalho", acrescentou o novo diretor-geral da operadora, que conta com cerca de 10 milhões de clientes no país.

O português desenvolveu a carreira na Portugal Telecom, ao longo de dez anos, tendo liderado, também durante uma década, a MTC, principal operador móvel da Namíbia, trabalhando nos últimos dois anos, através da chinesa Huawei, o mercado de outros oito países da África subsaariana.

"E tudo isso me dá a convicção para enfrentar este desafio com segurança", prometeu Miguel Geraldes.

A empresária Isabel dos Santos foi hoje terça-feira, por unanimidade, para o conselho de administração da operadora Unitel, para o período 2018/21, entrando a equipa em funções até 06 de maio próximo.

Segundo um comunicado divulgado pela assessoria de Isabel dos Santos, a decisão foi tomada na assembleia-geral da operadora de telecomunicações angolana, que decorreu em Luanda, na presença de representantes dos quatro acionistas que detêm a totalidade do capital social da empresa.

No comunicado é indicado que o novo conselho de administração, que integra mais quatro nomes - Amílcar Safeca, Miguel Geraldes, João Boa Quipipa e Luiz Rosa -, entrará em funções até 06 de maio, com o presidente a ser eleito na primeira reunião, nos termos previstos da lei.

Atualmente, o conselho de administração da Unitel é liderado por Isabel dos Santos, empresária e filha do ex-Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

A Unitel conta como acionistas com as empresas PT Ventures, Sonangol, Vidatel (de Isabel dos Santos) e Geni, todas com igual participação acionista de 25%. O general Leopoldino Fragoso do Nascimento (grupo Geni, próximo de José Eduardo dos Santos, ex-chefe de Estado angolano) é presidente da mesa da assembleia-geral da empresa.

PVJ // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.