Brexit: Tusk condiciona "curta extensão" a aprovação do Acordo de Saída

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 mar (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu condicionou hoje uma "curta extensão" do 'Brexit' a uma "votação positiva" do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico, mas reconheceu que a esperança de um desfecho bem-sucedido parece cada vez mais ilusória.

"À luz das consultas que conduzi nos últimos dias, acredito que uma curta extensão [do Artigo 50.º] será possível, mas será condicionada por uma votação positiva do Acordo de Saída na Câmara dos Comuns. A questão da duração permanece aberta", declarou Donald Tusk.

Numa intervenção sem direito a perguntas, o presidente do Conselho Europeu afirmou que a proposta do Governo britânico, de adiar o 'Brexit' para 30 de junho, cria à União Europeia "uma série de questões de natureza legal e política" e admitiu que a esperança de um desfecho bem sucedido deste processo parece "frágil e até ilusória".

AMG // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.