Idai: MNE de Moçambique diz esperar rápido restabelecimento depois da tragédia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 20 mar (Lusa) - O chefe da diplomacia de Moçambique recebeu, na terça-feira, em Buenos Aires, manifestações de solidariedade e ofertas de ajuda de vários países, na sequência da passagem do ciclone Idai, que causou mais de 200 mortos no país.

"Há uma manifestação de solidariedade em todas as ocasiões com os colegas que estão aqui a participar neste evento. Manifestaram a disponibilidade em poder fazer algum tipo de solidariedade material, não quantificado ainda, mas há esta solidariedade sobre a qual nós agradecemos", disse José Pacheco à agência Lusa, na capital argentina.

Na terça-feira, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou que mais de 200 pessoas morreram e 350 mil "estão em situação de risco", tendo decretado o estado de emergência nacional.

A Cruz Vermelha Internacional indicou já que pelo menos 400 mil pessoas estão desalojadas na Beira, considerando tratar-se da "pior crise" do género no país.

"Esperamos que rapidamente possamos fazer as intervenções necessárias para o restabelecimento da vida", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, que se encontra em Buenos Aires para a segunda conferência da ONU sobre a Cooperação Sul-Sul, que começa hoje.

A passagem do ciclone Idai por Moçambique, Malaui e Zimbabué já causou mais de 300 mortos, de acordo com balanços provisórios divulgados pelos respetivos governos.

No dia anterior à conferência da ONU, Moçambique e Argentina assinaram dois acordos de cooperação.

O acordo de cooperação técnica entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países prevê a criação de uma comissão mista que passará a monitorizar, avaliar e programar as ações de cooperação bilateral com reuniões bianuais, em Moçambique e na Argentina.

Por seu lado, o acordo de cooperação bilateral sobre o desenvolvimento dos laços económicos, comerciais e de investimentos tem como objetivo promover os investimentos entre os dois países.

José Pacheco reuniu-se ainda com responsáveis da Noruega, Roménia e Tailândia, tendo participado ainda numa encontro multilateral de apresentação das agênicas de cooperação argentinas.

"Queremos elevar a nossa excelente relação político-diplomática para que também tenhamos um relacionamento económico e empresarial correspondente", indicou à Lusa o diretor para Europa e América do Ministério dos Negócios Estrangeiros moçambicano, Santos Álvaro.

José Pacheco será um dos oradores no debate geral da conferência multilateral de cooperação da ONU.

Durante três dias, 1.500 representantes de 193 países vão debater e analisar a troca de experiências e de conhecimentos para fortalecer as instituições públicas.

MYR // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.