Organização não-governamental pede ao Japão fim de esterilização obrigatória para transsexuais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 20 mar (Lusa) - A organização não-governamental (ONG) Human Rigths Watch (HRW) pediu hoje ao Japão para deixar de exigir a esterilização das pessoas que mudam de sexo, antes de autorizar o registo oficial do novo género.

De acordo com a legislação em vigor, datada de 2004, as pessoas que pretendam registar uma mudança de sexo devem retirar os órgãos reprodutivos originais e ter um corpo que "aparente ter partes semelhantes aos órgãos genitais" do sexo que pretendem registar.

Em janeiro, o Supremo Tribunal rejeitou um recurso de um homem transsexual, que pretendia o reconhecimento legal sem ser submetido a cirurgia.

Para a HRW, a esterilização obrigatória é abusiva e está ultrapassada. De acordo com um relatório da ONG de defesa dos direitos humanos, agora divulgado, a exigência de procedimentos médicos invasivos e irreversíveis viola o direito dos transsexuais, que querem ver o género que escolheram reconhecido legalmente.

EJ // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.