Bruxelas diz que não exigiu a Atenas encerramento da TV e rádio públicas gregas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 12 jun (Lusa) -- A Comissão Europeia assegurou hoje que não solicitou o encerramento da televisão e rádio pública grega (ERT), "uma decisão tomada em total autonomia" pelas autoridades da Grécia, que também não questiona.

"A Comissão não solicitou o encerramento da ERT, mas a Comissão também não questiona o mandato do Governo grego para gerir o setor público", e melhorá-lo, no quadro das reformas que estão a ser levadas a cabo na Grécia, lê-se num comunicado hoje divulgado pelo executivo comunitário, face à polémica suscitada pela medida, alegadamente reclamada a Atenas pela 'troika'.

A Comissão sustenta que "a decisão das autoridades gregas deve ser vista no contexto dos esforços, grandes e necessários, que as autoridades estão a fazer para modernizar a economia grega", e que "incluem melhorar a eficiência e eficácia do setor público".

O executivo comunitário diz ainda compreender "a situação difícil do pessoal da ERT" e esperar que os anunciados despedimentos sejam levados a cabo "em total respeito pelo quadro legal aplicável".

Por fim, recordando que a Comissão apoia o papel da televisão pública como parte integrante da democracia europeia, mas que os Tratados deixam claro que as escolhas estratégicas do serviço público cabem aos Estados-membros, o executivo comunitário saúda o compromisso do Governo grego de "lançar um ator de media que preencha o importante papel de radiodifusão pública e seja financeiramente sustentável".

O Governo grego anunciou na terça-feira o encerramento imediato da televisão e rádio pública, ERT, o que vai levar ao despedimento de 2.700 pessoas.

"A ERT é um caso de extraordinária falta de transparência e de incrível esbanjamento. Isso acaba agora", disse o porta-voz do Governo, Simos Kedikoglou, acrescentando que, no seu lugar, "começará a funcionar o mais rapidamente possível um organismo público, moderno, com muito menos pessoal".

A questão foi hoje levantada por diversos eurodeputados durante um debate no Parlamento Europeu, com representantes da Comissão Europeia, com os parlamentares a pedirem explicações e a questionar se a Comissão, como membro da 'troika', exigiu a medida a Atenas.

ACC (MDR) // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.