Novo presidente da Assembleia Municipal do Porto prometeu "equidistância"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 fev (Lusa) - O novo presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, prometeu "independência e equidistância" na condução dos trabalhos e disse querer contribuir para que estes decorram com "cada vez maior elevação".

Miguel Pereira Leite foi segunda-feira à noite eleito presidente daquele órgão Porto, com 29 votos num universo de 46, e sucede a Daniel Bessa, que se demitiu em janeiro.

O novo presidente, proposto pelo grupo municipal afeto ao presidente da Câmara, Rui Moreira, derrotou Honório Novo, que foi proposto pela CDU e obteve 13 votos.

Registaram-se quatro abstenções na eleição que foi feita por voto secreto.

Daniel Bessa demitiu-se alegando "motivos pessoais", mas já este mês afirmou à Rádio Renascença (RR) que "havia CDS a mais" no município portuense.

Miguel Pereira Leite, simpatizante do CDS-PP e administrador de uma sociedade gestora de fundos, era o segundo secretário da mesa da Assembleia Municipal, cargo para o qual foi eleita, com 33 votos, Maria Paula Faria, docente da Universidade Católica do Porto e também representante do movimento de Rui Moreira.

A socialista Ana Paula Vitorino mantém-se como vice-presidente.

Miguel Pereira Leite pediu aos deputados para usar da palavra "sem demagogia" e citou até o poema 'Com Fúria e Raiva', de Sophia de Mello Breyner Andresen, onde se lê, nomeadamente, "Com fúria e raiva acuso o demagogo que se promove à sombra da palavra".

O deputado Pedro Moutinho, dirigente do CDS-Porto e eleito pela lista de Rui Moreira, disse que "há uma pessoa que está a menos, Daniel Bessa", numa alusão clara ao que este disse à RR.

"Ele é que escolheu sair e abandonar a cidade", afirmou ainda Pedro Moutinho.

O coordenador do mesmo grupo, André Noronha, também militante centrista, reforçou a crítica a Daniel Bessa e desmentiu qualquer crise interna.

"Só fazem falta os que cá estão", concluiu.

O PSD tomou uma "posição claramente política" contra a substituição de Bessa por Miguel Pereira Leite, alegando que "está desvirtuado todo o cenário eleitoral" da candidatura independente de Rui Moreira.

"Daniel Bessa foi um dos vértices" da candidatura, alegou o social-democrata Luís Artur.

O deputado disse que são desconhecidas as razões o anterior presidente a demitir-se e insstiu que "a questão politica não está ultrapassada".

"Rui Moreira deve dar explicações", sustentou.

Rui Moreira, porém, manteve-se calado sobre o assunto.

O PS apoiou a candidatura de Miguel Pereira Leite, argumentando que este tem "todas as condições" exercício do cargo e "oferece garantias de isenção".

A CDU entende que a presidência da Assembleia Municipal do Porto por um simpatizante do CDS-PP "não dá garantias de um exercício isento e plural desta importante função" e, ao mesmo tempo, criticou o PS por ter feito um acordo de governação da Câmara com Rui Moreira.

A CDU avançou por isso com a candidatura de Honório Novo, antigo deputado do Parlamento Europeu e da Assembleia da República e vereador em Gaia e em Matosinhos.

"Pode contar com a minha tradicional frontalidade e clareza de posições", disse Honório Novo, dirigindo-se ao novo presidente.

O Bloco de Esquerda, que apoiou Honório Novo, considerou tratar-se de uma "insólita situação" a eleição de uma nova mesa da Assembleia Municipal, pouco mais de cem dias após a eleição da anterior.

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.