O Santo António é dia de feira do gado em Vila Real

O Santo António é dia de feira do gado em Vila Real
| Norte
Porto Canal

O feriado de Santo António celebra-se quinta-feira, em Vila Real, com a tradicional feira de gado e o concurso de raça maronesa em vez das marchas, casamentos ou o fogo-de-artifício.

Em Vila Real, o feriado de 13 de junho assinala-se com a feira de gado, cuja origem se perde no tempo e que atrai muitas pessoas à vila de Lordelo.

Virgílio Alves, dirigente do Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa, disse hoje à agência Lusa que, nos últimos anos, este certame se converteu essencialmente num concurso nacional da raça maronesa, embora ainda se realizem negócios de compra e venda de animais.

"Trata-se de um desfile dos vários modelos de ferraris da raça maronesa", afirmou.

O concurso resulta do longo trabalho de mimo e preparação dos animais que é feito por parte dos produtores, para que, no dia, desfilem, pé ante pé, pela passadeira de Lordelo.

Depois, são avaliados e premiados os melhores exemplares da raça.

Virgílio Alves referiu que a iniciativa visa ainda divulgar e promover a maronesa, chamando ao mesmo tempo a atenção para uma atividade que está a atravessar "graves dificuldades".

"Hoje o grande drama que se levanta à volta desta atividade está relacionado com as novas obrigações fiscais impostas aos agricultores, que está a criar grandes angústias e insegurança", frisou.

Todos os agricultores com atividade comercial são obrigados a declarar o início de atividade e estão sujeitos a IVA se obtiverem um rendimento anual bruto superior a 10 mil euros. Têm ainda de passar fatura de todas as transações comerciais

Mais do que a diminuição das vendas, o responsável salientou que a grande preocupação do momento são as "quebras na produção". Há cada vez menos produtores de raça maronesa.

"As causas? É tudo. São as novas regras fiscais, está-se a fechar o quadro comunitário de apoio e ainda não se definiu que apoios haverá no futuro, ao que se junta o envelhecimento dos produtores", sublinhou.

A base geográfica da exploração da raça maronesa engloba as regiões naturais das serras do Alvão e do Marão, o vale da Campeã, a veiga de Vila Pouca de Aguiar e a Padrela, num total de 14 concelhos e 300 freguesias.

Mas, em Vila Real, o Santo António é ainda altura para o encontro anual dos Antónios e para a feira dos carrosséis e das barraquinhas que se erguem na zona envolvente à estação.

No entanto, devido às dificuldades financeiras, o município resolveu acabar com o lançamento do fogo-de-artifício.

E, se o Santo António e o São Pedro já são tradição nesta cidade, os festejos do São João são mais recentes, mas atraem cada vez mais pessoas à zona histórica.

Sob o mote "o comércio tradicional a dar festa à cidade, na noite de 23 para 24 de junho os estabelecimentos comerciais vão ficar abertos e as ruas vão encher-se de pequenas tascas onde se pode saborear a sardinha assada.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.