Presidente de comissão parlamentar irrita-se com administrador do hospital de Leiria

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 mar (Lusa) -- O presidente da comissão parlamentar de Saúde irritou-se hoje com o presidente demissionário do Centro Hospitalar de Leiria, acusando-o de estar a fugir às questões colocadas pelos deputados.

O presidente do hospital de Leiria, Hélder Roque, que apresentou a demissão no início deste mês, está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de Saúde da Assembleia da República sobre a situação vivida nas urgências, que PSD, CDS e BE descreveram como caótica ou dramática.

Hélder Roque, que recusou a adjetivação dos deputados, esteve mais de 20 minutos a tentar responder às questões colocadas pelos parlamentares, mas sem ir ao encontro das perguntas formuladas.

Sobre uma das questões colocadas pelo Bloco de Esquerda, o presidente demissionário considerou que tinha sido ofendido.

Matos Rosa, deputado do PSD que preside à comissão parlamentar de Saúde, teve de intervir, avisando o responsável de que não admitia a sugestão sobre ofensas por parte dos deputados.

"Não admito que entre nesse campo. Está aqui para responder às questões dos senhores deputados. Não diz que o senhor deputado o ofendeu, não lhe admito sequer isso, ninguém o ofendeu aqui. Não admito que ponha essa questão em cima da mesa. Tem obrigação perante os deputados e os portugueses de responder às questões. O senhor é funcionário público e tem de responder", declarou, em tom irritado, o presidente da comissão parlamentar.

Matos Rosa reconheceu que foi "a primeira vez" que um episódio destes aconteceu na comissão parlamentar de Saúde, depois de já ter avisado mais do que uma vez o presidente demissionário do hospital de Leiria de que devia responder diretamente às questões colocadas.

Depois das perguntas dos deputados, Hélder Roque exibiu primeiro um vídeo promocional sobre o Centro Hospitalar e esteve depois cerca de 20 minutos a dar indicadores sobre a atividade, investimentos e planeamento do hospital.

ARP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".