Diocese de Vila Real investiga alegados abusos sexuais de padre

| Norte
Porto Canal com Lusa

O bispo de Vila Real, Amândio Tomás, está a fazer “todos os possíveis” para esclarecer, num processo de investigação prévia, suspeitas de abusos sexuais que recaem sobre um padre local, disse hoje o vigário-geral diocesano, Sérgio Tomé.

Atualizado 16-03-2019 15:30

“Perante as notícias divulgadas, a Diocese abriu um processo de investigação prévia. Faremos todos os possíveis para que as coisas sejam esclarecidas”, afirmou Sérgio Tomé à agência Lusa.

O jornal ‘online’ Observador escreveu que o bispo Amândio Tomás suspendeu o padre Heitor Antunes, que teve um filho de uma catequista com quem se envolveu quando esta era menor.

O envolvimento amoroso ter-se-ia iniciado quando a jovem tinha 14 anos (hoje com 29) e o padre tinha 34.

Ainda segundo o Observador, que cita “uma fonte ligada à diocese”, o padre foi para o Canadá, depois dos factos em causa, onde exercia junto de comunidades de emigrantes portugueses, mas recebeu ordens da Diocese para regressar a Portugal, estando impedido de celebrar.

A Diocese de Vila Real integra, com as suas congéneres de Lamego e Bragança-Miranda, um tribunal eclesiástico interdiocesano, mas neste caso e se da averiguação interna resultem indícios suficientes de práticas condenáveis à luz do Direito Canónico, o processo segue diretamente para a Santa Sé, mais concretamente para a Congregação da Doutrina da Fé, “que é o tribunal próprio”, disse à Lusa o vigário-geral diocesano.

“Tendo recolhido alguns elementos, há depois toda uma tramitação processual que corresponde àquilo que Vaticano delineou e que nos ultrapassa”, assinou Sérgio Tomé, que se escusou a adiantar o que pode suceder na Congregação da Doutrina da Fé.

“Não vamos pôr hipóteses. É mais justo, mais ponderado, dar-se um passo de cada vez, mas na certeza de que a Igreja está atenta a todas a situações e procede com rapidez e com transparência. Faremos todos os possíveis para que as coisas sejam esclarecidas”, afirmou.

Os factos em causa, a indiciarem a prática de qualquer crime, já estão prescritos para a justiça civil, confirmou a fonte.

Nestas circunstâncias, o Ministério Público fica impedido de abrir qualquer inquérito-crime.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.