Maioria chumba proposta de CDS-PP de nova fórmula de nomeação do governador do BdP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mar (Lusa) - O projeto de lei do CDS-PP para que a nomeação do governador do Banco de Portugal (BdP) passasse a ser tripartida entre Governo, parlamento e Presidente da República foi hoje chumbado na Assembleia da República pela maioria à esquerda.

As bancadas de PSD e CDS e o deputado único do PAN votaram favoravelmente, mas a iniciativa legislativa foi rejeitada com os votos contra de PS, BE, PCP, PEV e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira.

Os centristas propunham que o governador do BdP e outros titulares de entidades administrativas independentes fossem "nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo e após audição pública" no parlamento.

Antes, no debate parlamentar, os socialistas Pedro Delgado Alves e Fernando Anastácio, a bloquista Mariana Mortágua ou o líder parlamentar comunista, João Oliveira, entre outros deputados à esquerda, todos sublinharam a inconstitucionalidade evidente do diploma em causa.

No projeto de lei, as entidades envolvidas eram também Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Autoridade da Concorrência (AdC), Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Autoridade Nacional de Comunicações, Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, IP), Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

HPG (NS) // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Ex-autarca de Famalicão em segundo na lista da AD às Europeias

Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam o segundo e terceiro lugares na lista da AD às europeias de 9 de junho, liderada pelo comentador Sebastião Bugalho.

Sebastião Bugalho foi “escolha única” do presidente do PSD para cabeça de lista às Europeias

O secretário-geral do PSD afirmou esta segunda-feira que Sebastião Bugalho foi “a escolha única” e “o único convite” feito por Luís Montenegro para cabeça de lista da AD às europeias e “tudo o resto foi efabulação” da comunicação social.