PCP preocupado com preparação do voto eletrónico em Évora, mas Governo desdramatiza

| Política
Porto Canal com Lusa

Évora, 14 mar (Lusa) - O PCP manifestou-se hoje preocupado com a falta de apoio financeiro para formação dos elementos das mesas do projeto-piloto de voto eletrónico no distrito de Évora, nas eleições europeias, mas a Governo assegurou estarem previstas compensações.

"O Governo não considerou nenhuma medida para cobrir os custos e as pessoas estão a recusar constituir as assembleias de voto", alertou o líder parlamentar do PCP e deputado eleito por Évora, João Oliveira, em declarações à agência Lusa.

Questionada pela Lusa, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, respondeu, por correio eletrónico, que as declarações do deputado comunista "refletem falta de informação sobre o processo".

Segundo a governante, está a ser preparada "a compensação financeira correspondente aos dias de formação que serão necessários para habilitar os membros de todas as mesas de voto a operar com o sistema de voto eletrónico".

A informação foi dada aos presidentes de câmara e de juntas de freguesia nas reuniões mais recentes, indicou Isabel Oneto, referindo que, "há mais de cinco meses, têm vindo a realizar-se periodicamente reuniões de trabalho com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e com todos os municípios".

"No âmbito destes trabalhos, foram intensificadas, nas últimas semanas, as reuniões com os presidentes de câmaras municipais e, mais recentemente, com a presença de todos os presidentes de juntas de freguesia do distrito, num total de 14 reuniões, uma em cada um dos 14 municípios", assinalou.

Isabel Oneto notou que "o Governo se congratula com a forma empenhada e entusiasta com que todos os autarcas do distrito de Évora se têm manifestado ao longo destes meses e que em muito contribuirá para o sucesso do projeto-piloto".

Já o líder parlamentar do PCP disse ter informação de que "as pessoas estão a recusar integrar as mesas de voto, porque foram confrontadas com a necessidade de fazerem ações de formação, que vão ocupar, pelo menos, três fins de semana, sem estar prevista, por exemplo, a disponibilização das refeições, transportes e sem qualquer tipo de compensação pelo prejuízo que vão ter".

"É preciso formar as pessoas e essa formação vai retirar às pessoas, não só o seu tempo livre, mas vai obrigar a fazer deslocações, refeições e um conjunto de custos que as pessoas vão ter e o Governo não considerou nenhuma medida sequer para cobrir esses custos e as pessoas estão a recusar constituir as assembleias de voto", acrescentou.

Segundo o Governo, nas eleições europeias deste ano, marcadas para 26 de maio, vão ser disponibilizadas 50 mesas de voto eletrónico em 23 freguesias dos 14 concelhos do distrito de Évora, que vão funcionar independentemente das 186 mesas de voto tradicional.

No escrutínio, qualquer um dos mais de 137 mil eleitores deste círculo pode exercer o seu direito de voto numa das 50 mesas de voto eletrónico.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".