Autarca da Póvoa de Varzim reivindica presença da ANMP em Bruxelas para estudar fundos

| Política
Porto Canal com Lusa

Bucareste, 14 mar (Lusa) - O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim considerou hoje "inacreditável" que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) não tenha uma representação na União Europeia (UE) que permita ao país ter mais força no acesso a fundos.

"O país, às vezes, limita-se a programas nacionais. Em Bruxelas, há muitos outros programas e Portugal, se tivesse mais organização e se trabalhassem mais em conjunto e menos individualmente, com certeza poderíamos ter acesso a esses fundos", disse Aires Pereira (PSD).

O autarca, que falava aos jornalistas em Bucareste, na Roménia, onde hoje e sexta-feira decorre a 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, destacou uma proposta feita recentemente na Área Metropolitana do Porto para reivindicar uma presença da ANMP na UE.

"Acho inacreditável como é que ao fim destes anos todos a Associação Nacional de Municípios não tem uma representação em Bruxelas. Ao fim de quase 25 anos de presença na União Europeia isto é incompreensível. Podíamos ir a projetos com outra dimensão, mas a ausência de regiões em Portugal torna difícil esta concorrência", disse.

Aires Pereira, líder de uma autarquia do distrito do Porto que viu serem-lhe aprovados 12 milhões de euros de investimento no âmbito de candidaturas a fundos do Portugal 2020, defendeu a importância de "fazer com que esta Europa seja cada vez mais a Europa dos cidadãos".

"É importante que desapareçam as barreiras que ainda existem entre a Europa do Sul e a Europa Central, ou seja, aquilo que costumamos referir-nos como a Europa dos ricos e a Europa dos menos ricos", referiu, lamentando, depois, que em Portugal a regionalização seja um tema adiado.

"Tivemos um processo de descentralização que vai ficar praticamente na gaveta. Os maiores municípios não aderiram. E de um momento para o outro voltou a abrir-se a discussão das regiões. Penso que estamos sempre a abrir portas sem fechar a primeira", apontou.

Quanto ao Brexit, Aires Pereira mostrou-se otimista, considerando que "Portugal tem uma relação ancestral com a Inglaterra que de certeza continuará".

A Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, que acontece de dois em dois anos, foi criada com o objetivo de garantir que os órgãos de poder local e regional contribuem plenamente para os debates mais relevantes na UE.

O Comité das Regiões Europeu, criado em 1994 na sequência da assinatura do Tratado de Maastricht, é a assembleia da UE dos representantes regionais e locais dos 28 Estados-membros, sendo atualmente composto por 350 membros efetivos, 12 deles portugueses.

PYT // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.