Aprovadas novas regras para reduzir crédito malparado na UE

| Economia
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 14 mar (Lusa) -- O Parlamento Europeu aprovou hoje novas regras para evitar o crédito malparado na União Europeia (UE), que passam por estabelecer que os bancos devem ter fundos suficientes para cobrir os riscos associados aos empréstimos concedidos.

Em causa está um regulamento relativo à cobertura mínima das perdas, aprovado na sessão plenária que decorre em Estrasburgo, França, por 426 votos a favor, 151 contra e 22 abstenções, e que se traduz em mais um passo para a concretização de uma União Bancária.

A nova lei, que completa os procedimentos já existentes, introduz então níveis mínimos comuns de cobertura para empréstimos recém-concedidos que se tornem crédito malparado, prevendo que, caso um banco não cumpra o nível mínimo aplicável, seja sujeito a deduções dos seus fundos próprios.

Um empréstimo tem aquela designação quando os pagamentos têm um atraso de 90 dias ou mais em relação à sua data de vencimento ou quando o seu reembolso é considerado improvável.

Nestes casos, cabe ao banco recorrer a fundos próprios.

Assim, as novas regras visam evitar fragilidades nas instituições bancárias e, consequentemente, a necessidade de intervenções estatais ou outras.

O crédito malparado é um dos principais problemas no setor bancário da UE.

O regulamento seguirá agora para aprovação no Conselho da UE, onde estão representados os Estados-membros, para depois entrar em vigor nos países.

Portugal tinha, em 2017, a segunda maior proporção de crédito malparado (1,3%) da UE, atrás da Eslováquia, de acordo com dados divulgados em janeiro passado.

ANE // EA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.