Jovens denunciam no Parlamento Europeu falta de ação contra alterações climáticas

| Política
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 13 mar (Lusa) -- Cerca de 60 jovens de 18 países e representantes dos movimentos "Fridays for Future" e "School strike for climate" marcaram hoje presença no Parlamento Europeu para denunciar a inação da União Europeia (UE) em relação às alterações climáticas.

A comitiva, que era composta por jovens entre os 10 e os 26 jovens, marcou presença na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, num dia em que os eurodeputados discutiram as alterações climáticas.

"Vamos continuar a manifestar-nos até que os políticos deixem de falar e começarem a agir. O tempo para conversas acabou, temos de tomar medidas para acabar agora com as alterações climáticas", salientou em conferência de imprensa o jovem ativista Finlay Pringle, de 11 anos.

A visita aconteceu também a dois dias da manifestação mundial de estudantes pelo clima, que ocorre esta sexta-feira em dezenas de cidades.

A greve às aulas pelo clima, a 15 de março, foi marcada pelo movimento internacional "School strike for climate", que tem vindo a inspirar alunos de todo o mundo a faltarem às aulas para irem para as ruas protestar contra as políticas ambientais existentes.

O movimento "School Strike 4 Climate" foi criado pela ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que tem alertado os líderes mundiais para a necessidade de uma maior defesa do clima e, segundo uma mensagem na sua conta do Twitter, o protesto conta já com adesão de estudantes de mais de 1000 cidades, de 89 países, em todo o mundo.

Em Portugal estão previstas manifestações em pelo menos 27 localidades, incluindo Porto e Lisboa.

ANE (FP) // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".