Governo aprova áreas de protecção a 31 captações de água em Sever do Vouga

| Norte
Porto Canal / Agências

Sever do Vouga, 17 fev (Lusa) - O Ministério do Ambiente aprovou a proteção de 31 captações de água em Sever do Vouga, para salvaguardar a qualidade do abastecimento público que é feito pela Adra, empresa participada do grupo Águas de Portugal.

A medida, segundo disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Sever do Vouga, António Coutinho, abrange sobretudo terrenos municipais ou zonas de baldio, embora possa afetar também alguns terrenos particulares.

Na prática, deixam de poder ser abertos poços ou furos de captação particulares nesses terrenos, tendo ainda como consequência a interdição de atividades que possam gerar infiltrações para o subsolo nos perímetros de proteção.

"A proteção dos perímetros é para que não sejam licenciadas atividades que possam vir a prejudicar a qualidade da água nas captações, que ficam com uma área protegida à volta, nomeadamente outros furos que as possam afetar", explicou.

A proteção das 31 captações aprovada pelo secretário de estado do Ambiente teve por base um estudo elaborado pela empresa Águas da Região de Aveiro (Adra), participada pelo grupo Águas de Portugal e pelos municípios da região.

O objetivo é garantir a qualidade da água distribuída em Sever do Vouga que, ao contrário da generalidade dos municípios da região de Aveiro, não provém do sistema multimunicipal do Carvoeiro, de captação à superfície, mas de sistemas locais como o de Dornelas e de várias minas e furos subterrâneos.

Por portaria publicada no Diário da República, passa a ser "interdita qualquer instalação ou atividade na zona de proteção imediata, com exceção das que têm por objetivo a conservação, manutenção e melhor exploração das captações, devendo o terreno nesta zona ser vedado e mantido limpo de quaisquer resíduos, produtos ou líquidos que possam provocar infiltração de substâncias indesejáveis para a qualidade da água da captação".

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.