Rui Rio avisou Valentim Loureiro de que não haveria assembleia-geral da Metro do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 mai (Lusa) - O presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, disse esta tarde que avisou o presidente da Assembleia Geral da Metro do Porto, Valentim Loureiro, de que "não ia haver reunião" deste órgão, porque "o Estado" lhe tinha dito.

"A única coisa que sei é que o secretário de Estado avisou-me hoje de manhã de que a assembleia-geral da Metro teria de ser adiada porque a direção-geral em causa, não sei se é a do Tesouro, não tinha tido tempo para ver as contas com todo o pormenor e produzir um relatório, para depois o Governo tomar decisões", acrescentou Rio.

"Portanto, não havia condições para haver assembleia, pelo que entendi que não valia a pena ir e voltar. É a única coisa que sei", completou.

Rio frisou que "não há quórum sem o Estado, que tem 60% do capital" da transportadora Metro do Porto.

O autarca falava à entrada para a Universidade Lusófona do Porto, onde foi o primeiro interveniente de um debate sobre gestão e política, no qual também participou Rui Moreira, candidato independente à Câmara Municipal do Porto.

Questionado sobre se teria falta de comunicação com Valentim Loureiro, Rio respondeu: "Eu falei com o presidente da Assembleia Geral avisando-o de que não fazia sentido eu ir porque não ia haver reunião, porque o Estado me tinha avisado. Só sei isto"

A assembleia-geral estava marcada para hoje de manhã, mas foi encerrada sem que tenha sido tomada qualquer deliberação, porque o representante do acionista Estado "não [estava] credenciado", disse à agência Lusa o presidente da mesa da Assembleia Geral da empresa.

"Eu iniciei e encerrei a assembleia, porque dos estatutos [da Metro do Porto] consta que nenhuma deliberação pode ser tomada sem o Estado estar presente", afirmou, em declarações à Lusa, Valentim Loureiro.

"A única coisa que sei é que o secretário de Estado avisou-me hoje de manhã que a assembleia geral da Metro teria de ser adiada porque a direção-geral em causa, não sei se é a do Tesouro, não tinha tido tempo para ver as contas com todo o pormenor e produzir um relatório, para depois o Governo tomar decisões", disse.

AYM (JAP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.