Deputados do PS acusam PSD de "vender mentira" em relação à ligação Viseu-Coimbra

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 17 fev (Lusa) - Os deputados do PS eleitos por Viseu acusaram hoje os deputados e alguns autarcas do PSD de estarem a "vender uma mentira" em relação à ligação Viseu-Coimbra, uma vez que esta não deverá ser financiada por fundos comunitários.

"Não vamos deixar passar em claro esta pré-campanha eleitoral, em que deputados do PSD e autarcas locais participam, vendendo uma mentira ao eleitorado", sustentou José Junqueiro.

O secretário de Estado Sérgio Monteiro disse na quinta-feira que a nova ligação rodoviária entre Coimbra e Viseu "não pode ser financiada por fundos comunitários".

A futura ligação, ligando Coimbra e Viseu, deverá ser concretizada "com financiamento exclusivamente privado", disse, em Coimbra, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

O deputado socialista criticou hoje os seus adversários parlamentares por "estarem a fazer crer que a ligação em autoestrada Viseu-Coimbra é uma obra prioritária, que não será portajada e que será construída com fundos comunitários".

"O Governo está em pré-campanha e revelou um estudo com as infraestruturas mais importantes para o país, fazendo crer que era desta que as ia fazer. No entanto, o secretário de Estado Sérgio Monteiro já veio dizer que não há financiamento comunitário para a autoestrada Viseu-Coimbra e que esta obra só poderá ser feita com fundos privados", referiu.

José Junqueiro considerou mesmo que "houve uma questão de má-fé por parte dos deputados do PSD", já que "tinham informação privilegiada" de que esta obra não poderia ser feita com fundos comunitários.

"Ainda na semana passada fizeram crer o contrário, comprometendo-se com uma ligação com perfil de autoestrada não portajada, quando só poderia ser uma realidade com fundos privados. Estiveram mal os deputados e os autarcas que alinharam numa campanha que não os ilustra e que nem tão pouco defende as populações que os elegera", sustenta.

O deputado do PS frisou ainda que o IP3 é uma estrada muito mais movimentada que o antigo IP5, onde morreram centenas de pessoas.

"O PS nesta matéria sempre teve uma posição certa, defendendo que esta é uma ligação prioritária. Se não há dinheiros comunitários, que avance com financiamento privado", concluiu.

CMM (CSS) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).