Abertas candidaturas à 16.ª edição dos prémios BIAL

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 fev (Lusa) -- A Fundação Bial anunciou hoje a abertura das candidaturas à 16.ª edição dos prémios BIAL, considerado um dos maiores galardões internacionais na área da Saúde, cujo valor este ano ascende a 340 mil euros.

O prémio, que este ano assinala 30 anos desde a sua primeira edição, contempla a investigação básica e a pesquisa clínica através de duas modalidades: o 'Grande Prémio BIAL de Medicina' e o 'Prémio BIAL de Medicina Clínica'.

"O Prémio BIAL nasceu para incentivar a investigação médica e promover a sua divulgação, primeiro em Portugal e, posteriormente, a nível internacional, acompanhando ao longo da sua história a evolução e as tendências da Saúde e da Medicina", refere em comunicado, Luís Portela, presidente da Fundação Bial.

Segundo o responsável, ao 'Grande Prémio BIAL de Medicina', que distinguirá trabalhos de índole médica de "grande qualidade e relevância científica", estão destinados 200 mil euros.

Já o 'Prémio BIAL de Medicina Clínica', no valor de 100 mil euros, premiará um tema livre dirigido à prática clínica. No regulamento deste concurso está também contemplada a possibilidade de atribuição de Menções Honrosas, até quatro trabalhos concorrentes, no valor de 10 mil euros cada.

Além do valor monetário, o Prémio BIAL 2014 contempla igualmente a edição exclusiva, com uma tiragem entre cinco e quinze mil exemplares, do trabalho vencedor do Prémio BIAL de Medicina Clínica e de algumas das obras galardoadas, para divulgação e distribuição gratuita junto dos profissionais de saúde.

As candidaturas à 16ª edição deste galardão decorrem até dia 31 de outubro.

O júri do Prémio BIAL 2014 é presidido pela professora Catarina Resende de Oliveira e constituído por representantes das escolas de medicina portuguesas, nomeadamente Manuel Antunes (Universidade de Coimbra), Miguel Castelo-Branco (Universidade da Beira Interior), Rui Coelho (Universidade do Porto), Jorge Correia-Pinto (Universidade do Minho), Emília Monteiro (Universidade Nova de Lisboa), António de Sousa Pereira (Universidade do Porto) e Rui Victorino (Universidade de Lisboa).

Instituído em 1984, o Prémio BIAL é atribuído de dois em dois anos e já mobilizou 1.315 investigadores, médicos e cientistas, autores de 580 obras candidatas. Nas 15 edições realizadas, distinguiu 231 autores (91 obras premiadas).

PM // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.