Info

PR português anuncia cimeira entre Cabo Verde e Portugal a 11 de abril em Lisboa

| Política
Porto Canal com Lusa

Praia, 11 mar (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje na cidade da Praia que a cimeira entre Cabo Verde e Portugal vai decorrer a 11 de abril, em Lisboa, com a cooperação entre os dois países na agenda.

No final de uma visita à Biblioteca Escolar da Escola de Salineiro, perto da Cidade Velha, ilha de Santiago, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que na reunião dos dois Governos serão tratados vários aspetos, nomeadamente económicos, sobre a cooperação económica, financeira, social e educativa e política.

As celebrações do 10 de junho, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades, também será um dos temas abordados, uma vez que parte das mesmas irão ser passadas em Cabo Verde.

A este propósito, o chefe do Estado português revelou que o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, irá participar nas comemorações em Portugal, que começam em Portalegre, como convidado especial.

Os dois presidentes regressam no mesmo dia a Cabo Verde para as celebrações que irão decorrer na cidade da Praia, ilha de Santiago. No dia seguinte, 11 de junho, os festejos transferem-se para o Mindelo, ilha de São Vicente.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que irá visitar a ilha da Brava, respondendo assim a um convite várias vezes reiterado de Jorge Carlos Fonseca para conhecer a ilha dos seus familiares.

"Ele [Jorge Carlos Fonseca] insiste em eu ir visitar a terra de família, ilha da Brava, onde nunca foi um Presidente da República português. Esteve quase por pouco, durante a minha [anterior] visita. Fui ao Fogo e não fui à Brava, ele não me perdoou. Por isso, ele é que manda e por isso vou à Brava com muito prazer", disse o chefe de Estado português.

A biblioteca escolar que Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje é "uma das nove erguidas ao abrigo do projeto "Dinamização de Bibliotecas Escolares", financiado pelo Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua e implementado em parceria com os ministérios da Educação e da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.

SMM/RYPE // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Tiago Barbosa Ribeiro espera que a regionalização esteja no programa eleitoral do PS

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS, defende que sem regionalização não se resolvem os problemas da desigualdade territorial e como tal, espera "que a regionalização esteja" no programa eleitoral do PS.

Deputado do PS afirma que casos de alegada corrupção prejudicam a 'luta' pela regionalização

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS, afirma que sempre que existem casos noticiados de alegada corrupção "os adversários da regionalização acabam por ganhar alguns argumentos, mesmo que sejam populistas".

Operações 'Teia' e 'Rota Final': Partidos pedem mais meios e condições para que a justiça funcione rápido

Em pouco mais de duas semanas, Portugal viveu dois escândalos de corrupção que envolvem autarquias do Norte e suspeitas de favorecimento a empresas privadas. O primeiro foi a Operação 'Teia' com nomes ligados ao PS. O segundo é a Operação 'Rota Final', com figuras do PSD. O Porto Canal foi ouvir o que pensam as concelhias partidárias sobre isto e todas admitem que são precisos mais meios e condições para que a justiça funcione rápido.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.