Info

Lusa e Efe unidas em projeto sobre "Histórias ibéricas" de coesão europeia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mar (Lusa) - As agências de notícias Lusa e Efe, de Espanha, iniciaram este mês um projeto de cooperação informativa, com vista a mostrar os resultados da política de coesão europeia e o impacto nas vidas dos portugueses e espanhóis.

Denominado "Histórias ibéricas de coesão europeia", este projeto, que se vai prolongar durante um ano e se realiza com financiamento da Direção de Política Regional da Comissão Europeia (DG Regio), vai dar atenção às iniciativas destinadas a promover o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre ambos países.

Em destaque estarão projetos enquadrados no programa de cooperação Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) para o desenvolvimento da maior fronteira da União Europeia (UE).

Nesta parceria, as duas agências de notícias vão aproveitar os seus múltiplos canais, incluindo os seus 'websites' e redes sociais, para divulgar casos concretos do que a Europa faz pelos cidadãos dentro dos objetivos do programa POCTEP 2014-2020.

Potenciar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas, promover a adaptação à mudança climática em todos os setores, proteger o meio ambiente e promover a eficiência dos recursos e melhorar a capacidade institucional e a eficiência da administração pública são as metas do programa.

Durante um ano, a Lusa e a Efe vão dar destaque a 24 histórias com uma "perspetiva humana" (doze de cada lado), em formato de grande reportagem e multimédia.

Além disso, serão elaboradas perto de uma centena de notícias sobre outros exemplos do bom uso da política de coesão europeia na transformação do dia a dia dos cidadãos.

Esta associação entre as duas agências de informação inclui a organização de um debate sobre a coesão europeia na Península Ibérica, no qual vão participar líderes e especialistas nestas questões de Bruxelas, Madrid e Lisboa.

A iniciativa "Histórias ibéricas" culminará com a elaboração e divulgação de um vídeo com o resumo das principais notas do projeto, do qual será extraído um apontamento audiovisual para partilha nas redes sociais.

JLG // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Novas regras dos serviços de pagamentos eletrónicos entram hoje em vigor

As novas regras dos serviços de pagamento eletrónicos que entram este sábado em vigor obrigam ao reforço da segurança nos pagamentos e permitem a entrada de novos operadores que podem pôr em causa parte significativa do negócio dos bancos.

Portugal com menor aumento europeu do custo da mão-de-obra no 2.º trimestre

O custo horário da mão-de-obra aumentou 2,7% na zona euro e 3,1% na União Europeia (UE) no segundo trimestre, face ao mesmo período de 2018, tendo Portugal registado o menor avanço (0,9%), segundo o Eurostat.

Utilização de dados do cartão nas compras 'online' com "dias contados"

A utilização dos dados impressos no cartão de crédito como elemento de autenticação em compras 'online' deixará de ser aceite no curto prazo na União Europeia, após a entrada em vigor das novas regras para os pagamentos eletrónicos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.