Info

Lusa e Efe unidas em projeto sobre "Histórias ibéricas" de coesão europeia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mar (Lusa) - As agências de notícias Lusa e Efe, de Espanha, iniciaram este mês um projeto de cooperação informativa, com vista a mostrar os resultados da política de coesão europeia e o impacto nas vidas dos portugueses e espanhóis.

Denominado "Histórias ibéricas de coesão europeia", este projeto, que se vai prolongar durante um ano e se realiza com financiamento da Direção de Política Regional da Comissão Europeia (DG Regio), vai dar atenção às iniciativas destinadas a promover o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre ambos países.

Em destaque estarão projetos enquadrados no programa de cooperação Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) para o desenvolvimento da maior fronteira da União Europeia (UE).

Nesta parceria, as duas agências de notícias vão aproveitar os seus múltiplos canais, incluindo os seus 'websites' e redes sociais, para divulgar casos concretos do que a Europa faz pelos cidadãos dentro dos objetivos do programa POCTEP 2014-2020.

Potenciar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas, promover a adaptação à mudança climática em todos os setores, proteger o meio ambiente e promover a eficiência dos recursos e melhorar a capacidade institucional e a eficiência da administração pública são as metas do programa.

Durante um ano, a Lusa e a Efe vão dar destaque a 24 histórias com uma "perspetiva humana" (doze de cada lado), em formato de grande reportagem e multimédia.

Além disso, serão elaboradas perto de uma centena de notícias sobre outros exemplos do bom uso da política de coesão europeia na transformação do dia a dia dos cidadãos.

Esta associação entre as duas agências de informação inclui a organização de um debate sobre a coesão europeia na Península Ibérica, no qual vão participar líderes e especialistas nestas questões de Bruxelas, Madrid e Lisboa.

A iniciativa "Histórias ibéricas" culminará com a elaboração e divulgação de um vídeo com o resumo das principais notas do projeto, do qual será extraído um apontamento audiovisual para partilha nas redes sociais.

JLG // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Número de desempregados inscritos no IEFP atinge em maio valor mais baixo de 28 anos

O número de desempregados inscritos no IEFP foi em maio de 305.200, valor mais baixo em 28 anos, descendo 12,9% face ao período homólogo, refere esta quarta-feira o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

"O terminar do BPA foi talvez o primeiro passo para o desmoronamento da banca nacional"

O Banco Português do Atlântico faria este ano 100 anos de existência. Os ex trabalhadores juntaram-se para relembrar o ultimo grande baluarte de uma instituação com sede no Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, afirma que "o terminar do BPA foi talvez o primeiro passo para o desmoronamento da banca nacional".

Trabalhadores dos impostos em greve no dia 27 pela negociação das carreiras

Os trabalhadores dos impostos cumprem no dia 27 uma nova greve em protesto pela revisão das carreiras, desta vez convocada pela Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT) e cujo pré-aviso foi divulgado este sábado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.