Ponte românica em Ponte de Lima reabilitada após derrocada do último inverno

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, 17 fev (Lusa) - A ponte românica sobre o rio Estorãos, em Ponte de Lima, que há cerca de um ano esteve em risco de colapso devido às cheias, já foi totalmente reabilitada, disse hoje à Lusa fonte do município.

A intervenção de consolidação, reparação e beneficiação daquela ponte foi concluída durante o mês de janeiro último e resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), entretanto aprovada.

A ponte sofreu uma derrocada parcial num pilar, a 14 de dezembro de 2012, provocada pelas cheias no rio Estorãos, afluente do Lima. Esteve cortada ao trânsito automóvel até janeiro de 2013, obrigando a população a um desvio superior a cinco quilómetros.

"A segurança foi restabelecida e agora está de 'pedra e cal', até porque nos últimos dias já voltou a sofrer com as cheias, mas sem problemas", afirmou à Lusa fonte do executivo municipal de Ponte de Lima.

Depois de uma primeira intervenção de consolidação do pilar central, com a colocação de uma estrutura metálica de suporte e contenção com vários metros de comprimento, a autarquia avançou em 2013 com esta obra global, que custou mais de 40 mil euros, comparticipada em 85% por fundos comunitários.

Dada a importância daquela ponte, secular e classificada, os trabalhos foram acompanhados por técnicos do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR).

PYJ // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.