Venezuela: Casa Branca considera que atual dinâmica é favorável a Guaidó

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 10 mar (lusa) -- O conselheiro para a segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, considerou hoje que atual dinâmica na Venezuela permanece favorável ao líder da oposição Juan Guaidó, ao prever novas possíveis adesões de militares.

O Governo de Nicolás Maduro "não procurou deter Guaidó e encerra a Assembleia nacional, da oposição, por uma razão: se Maduro desse essa ordem, não seria cumprida", assegurou Bolton em entrevista à cadeia televisiva ABC News.

"Existem grandes discussões entre os membros da Assembleia Nacional [dirigida por Guaidó] e o exército da Venezuela a propósito do que se poder passar, e como poderão apoiar a oposição", garantiu.

Juan Guaidó regressou na segunda-feira à Venezuela sem ser detido pelas autoridades, e quando Maduro tinha advertido que deveria comparecer perante a justiça por ter desrespeitado a proibição de saída do território.

"Penso que a dinâmica está do lado de Guaidó", acrescentou Bolton.

A Venezuela está fraturada por uma luta pelo poder entre o Presidente bolivariano Nicolás Maduro e o chefe da oposição Juan Guaidó, autoproclamado em janeiro presidente interino e reconhecido por cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos que o apoiam de forma muito consistente.

Os dois rivais reuniram no sábado milhares de apoiantes em Caracas durante manifestações paralelas, e quando o país ainda permanece afetado por uma enorme falha de eletricidade.

"Não desejo nada de mal" a Maduro, declarou ainda John Bolton. "Espero que o seu futuro consista em viver numa praia agradável longe da Venezuela", disse.

PCR // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.