Bombeiros de Amarante rejeitam responsabilidade na morte de idoso junto ao quartel

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 17 fev (Lusa) - Os bombeiros de Amarante rejeitaram hoje qualquer responsabilidade no caso da morte de um idoso, ocorrida na terça-feira, próximo do quartel, que não foi socorrido por aquela corporação por não haver uma ambulância disponível.

O INEM (Instituo Nacional de Emergência Médica) acabou por recorrer à corporação de Vila Meã, cujos meios demoraram cerca de 20 minutos a chegar ao local da ocorrência, onde confirmaram o óbito.

De acordo com um comunicado dos bombeiros de Amarante, enviado hoje à agência Lusa, a corporação já tinha três viaturas em ocorrências de emergência, quando foram solicitados por uma chamada do INEM.

A viatura de Suporte Básico de Vida do INEM encontrava-se a fazer uma revisão técnica, "autorizada e agendada" por aquele instituto.

Os bombeiros recordam que as saídas para emergência hospitalar são da responsabilidade do INEM, através do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes).

"Não entendemos assim de quem são as falhas e que falhas referenciadas nos órgãos de comunicação social", lê-se no documento.

A corporação acrescentou que continua com a certeza de que os seus "objetivos serão sempre o empenho e dedicação constantes, especialmente nas situações de emergência".

No dia da ocorrência, o comandante da corporação, Rui Ribeiro, disse à Lusa que, quando os bombeiros foram solicitados pelo CODU, cerca das 13:00, não foi dada informação sobre a localização.

"Só ficámos a saber onde era quando vimos a viatura de emergência médica no lar aqui ao lado", esclareceu.

APM // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.