Marrocos repatria da Síria oito dos seus 'jihadistas'

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Rabat, 10 mar (Lusa) -- O Governo de Marrocos repatriou hoje oito cidadãos do país que se encontravam na última zona da Síria que permanece sob controlo do grupo Estado Islâmico (EI), onde decorre um êxodo massivo de 'jihadistas'.

Num breve comunicado, o executivo de Rabat assinalou que esta operação se reveste de "caráter humanitário" e permitiu aos seus nacionais regressar ao país "em total segurança".

O Ministério do Interior esclareceu que os retornados da Síria nesta última operação, sobre quem não foram fornecidos mais detalhes, serão objeto de "investigações judiciais por alegado envolvimento em atos relacionados com terrorismo", dando a entender que vão permanecer detidos.

No último reduto 'jihadista' de Al Baguz, pequena localidade entre a Síria e o Iraque, decorre um "êxodo massivo" até 25.000 pessoas nas duas últimas semanas, segundo referiu no sábado Filippo Grandi, o máximo responsável da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Em maio, o chefe do organismo antiterrorista marroquino, Abdelhak Jiam, assegurou que centenas de 'jihadistas' da Síria já regressaram a Marrocos, e enfrentam penas de 10 a 15 anos de prisão segundo a última reforma do Código Penal aplicada precisamente para punir o delito de envolvimento numa zona de conflito para praticar a 'jihad'.

Desde o início da guerra na Síria em 2011, calcula-se que 1.500 marroquinos viajaram para o país do Médio Oriente com o objetivo de se integrarem nas fileiras do EI, da Al-Qaida ou de outras formações 'jihadistas', tornando-se numa das nacionalidades com mais voluntários na 'jihad'.

PCR // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.