Funcionários de escola em Barcelos fazem greve para exigir reforço do pessoal

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, está hoje sem aulas desde as 08:00, em resultado de uma greve dos funcionários, que exigem o “urgente” reforço do pessoal, disse um dirigente sindical à Lusa.

Atualizado 08-03-2019 12:36

Segundo Orlando Gonçalves, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, a greve naquele estabelecimento de ensino do distrito de Braga começou às 08:00 e terminará às 10:30.

“Esta escola tem perto de 1.700 alunos e só conta com 24 funcionários, três dos quais estão de baixa prolongada, por doença”, referiu.

Para o sindicalista, aquele número de funcionários “nem sequer cumpre o rácio da portaria governamental”.

“Pelo rácio, faltam seis, mas para a escola funcionar em condições seriam precisos, pelo menos, dez”, sublinhou.

O responsável lembrou ainda que aquela escola tem ensino noturno, o que desde logo “desvia” dois funcionários para aquele período.

Além disso, os funcionários estão constantemente a ser “desviados” para outras escolas do agrupamento, para suprir carências que vão surgindo.

“Desde 2010, saíram 15 funcionários para aposentação e entraram quatro”, disse ainda Orlando Gonçalves.

Para o líder sindical, o número de funcionários na Alcaides de Faria “é manifestamente escasso” e resulta numa “situação muito complicada” para os que estão ao serviço.

Orlando Gonçalves disse que, em anos anteriores, a escola ainda tinha alguns trabalhadores contratados à hora, os chamados tarefeiros.

“Este ano, nem isso”, lamentou.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.