Concelho de Monchique sob risco "muito elevado" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) -- O concelho de Monchique, no distrito de Faro, está hoje sob risco "muito elevado" de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

O IPMA informa ainda que os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, Loulé, Silves, Portimão, Lagos, Vila do Bispo e Aljezur (Faro), Castelo de Paiva e Feira (Aveiro) e Tabuaço (Viseu) estão sob risco "elevado" de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e para o final do dia, com possibilidade de ocorrência de chuvisco.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Raso, neblina ou nevoeiro matinal e subida das temperaturas mínimas e máximas, em especial nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muito nublado e vento fraco, enquanto nos Açores a previsão do IPMA aponta para períodos de chuva e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, no Porto 19, Évora 32, Castelo Branco e Beja 31, Bragança 30, Funchal 23, Ponta Delgada 22 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21.

DD // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).