Nova portaria dos prémios de mérito desportivo alterada em breve - Secretário de Estado

| Desporto
Porto Canal / Agências

Aveiro, 16 fev (Lusa) - O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, anunciou hoje, em Aveiro, que a nova portaria dos prémios de mérito desportivo, que vai aumentar o montante a pagar aos atletas, será alterada a breve prazo.

Durante a Gala dos Campeões 2013 da canoagem portuguesa, que decorreu hoje em Aveiro, Emídio Guerreiro disse que "os princípios da nova matriz" desta portaria vão ser apresentados durante a cerimónia de entrega de prémios de mérito desportivo de 2013, que deverá decorrer a 28 de fevereiro.

O secretário de Estado explicou que, e ao contrário do que acontece atualmente, com a nova portaria os atletas vão passar a receber o mesmo do que os treinadores e clubes.

"Sabemos que é muito importante o clube, mas isto é um prémio para o atleta, porque, naquele momento, foi preciso a inspiração do atleta para ser melhor do que todos os outros", justificou o governante.

Além disso, os prémios vão deixar de ser entregues apenas às disciplinas das modalidades integradas no programa olímpico.

"Vamos alargar a distribuição de prémios a um conjunto de outras modalidades e outras disciplinas reconhecidas pelas instituições internacionais", adiantou Emídio Guerreiro.

O governante aproveitou ainda para felicitar a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, até porque "alguns dos mais importantes feitos internacionais do desporto português nos últimos tempos têm sido na canoagem".

Promovida pela FPC, a Gala dos Campeões 2013 serviu para homenagear os atletas e clubes que se sagraram campeões nacionais na última época e também os atletas que participaram em competições internacionais em 2013, com especial destaque para a dupla Emanuel Silva e João Ribeiro, recentes campeões do Mundo, em K2 500 metros.

A festa da canoagem, que contou com a presença de diversas individualidades, como o presidente da Associação Europeia de Canoagem, Albert Woods, incluiu ainda um louvor público a Mário Santos, que deixou a presidência da FPC em 2013 por incompatibilidade com a sua vida pessoal.

JYDN // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto: De volta ao trabalho com o foco no Sporting

O FC Porto regressou nesta quarta-feira ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde retomou a preparação para o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa