FC Porto vence Gil Vicente com segurança, apesar da margem mínima

| FC Porto
Porto Canal

Com dois golos de Varela, o FC Porto venceu hoje em Barcelos o Gil Vicente por 2-1, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo em que foi muito superior, sobretudo na primeira parte.

O extremo internacional português foi a figura do jogo, com dois golos, um de cabeça, aos 18 minutos, e o outro já na segunda parte, aos 53, depois de percorrer cerca de 50 metros com a bola controlada.

Por seu lado, o Gil Vicente continua a sua série negra e já vai em 10 jogos sem vencer (desde a nona jornada, a 03 de novembro do ano passado).

A equipa de Barcelos apresentou apenas uma alteração, com César Peixoto, castigado, a ser substituído por Luís Silva, enquanto no FC Porto o destaque foi o "onze" ter sido o mesmo da última jornada, repetição rara com Paulo Fonseca.

A primeira parte pertenceu quase por completo aos "dragões" pelo que a vantagem por um golo ao intervalo era muito lisonjeira para um Gil Vicente que nunca conseguiu soltar-se da "asfixia" do meio campo portista e impedir as incursões dos seus alas.

O FC Porto lançou-se ao ataque desde o início e, aos 10 minutos, Josué, com um grande pormenor técnico, tirou Luís Martins e Hallison da jogada e ficou na cara do guarda-redes gilista, mas a tentativa de "chapéu" saiu demasiado alta.

Aos 18 minutos, o FC Porto adiantou-se no marcador, com Varela a cabecear de forma irrepreensível, após um bom centro de Herrera, da direita, num lance em que a defesa do Gil Vicente mostrou muita passividade.

Só "dava" FC Porto e num espaço de curto tempo foi Adriano Facchini a impedir que o resultado se avolumasse, com duas excelentes defesas, a remates de Josué (22) e Danilo (24), tendo este ainda embatido no poste.

Em contra corrente, contudo, o Gil Vicente criou o seu primeiro lance de perigo e podia mesmo ter empatado a partida.

Luís Martins cobrou rapidamente um livre, apanhando o FC Porto desprevenido e isolando Brito, que, descaído sobre a direita e só com Helton pela frente, rematou por entre as pernas do guarda-redes, mas Abdoulaye impediu o golo em cima da linha de baliza (31 minutos).

Logo no primeiro minuto da segunda parte, o Gil Vicente voltou a ficar perto do empate, mas Hugo Vieira não conseguiu aproveitar uma hesitação de Abdoulaye após um lançamento lateral e um desvio de cabeça de João Vilela.

Mas, seria o FC Porto a aumentar o marcador e novamente por Varela, aos 53 minutos: o extremo partiu ainda antes da linha de meio-campo e foi galgando terreno sem que nenhum adversário lhe conseguisse tirar a bola e, já dentro da área, rematou cruzado com o pé esquerdo para o fundo da baliza.

A vantagem de dois golos duraria pouco tempo, porque dois minutos depois a turma de Barcelos reduziu, por Hugo Vieira, que, à entrada da pequena área, deu o melhor seguimento a uma assistência de Diogo Viana, da direita.

João de Deus alargou a frente de ataque, com a entrada de Mosquera e Caetano, e Paulo Fonseca refrescou as alas e seria Varela a desperdiçar a melhor oportunidade para fazer o terceiro golo do FC Porto e da sua conta pessoal (70 minutos).

Até ao final, foram sempre os "azuis-e-brancos" a estarem mais perto do terceiro do que os da casa do empate.

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente -- FC Porto, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Silvestre Varela, 18 minutos.

0-2, Silvestre Varela, 53.

1-2, Hugo Vieira, 55.

Equipas:

- Gil Vicente: Adriano Facchini, Gabriel, Halisson, Danielson, Luís Martins, Luan Scapolan, João Vilela (Mosquera, 66), Luís Silva (Pedró, 46), Diogo Viana (Caetano, 71), Brito e Hugo Vieira.

(Suplentes: Caleb, Pedró, Leandro Pimenta, Keita, Caetano, Pek's e Mosquera).

Treinador: João de Deus.

- FC Porto: Helton, Danilo, Abdoulaye, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Josué (Mikel, 90+2), Ricardo Quaresma (Licá, 69), Varela (Ghilas, 87) e Jackson Martinez.

(Suplentes: Fabiano, Maicon, Quintero, Ghilas, Licá, Ricardo e Mikel).

Treinador: Paulo Fonseca.

Árbitro: Paulo Batista (Portalegre).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Quaresma (16), Luís Silva (32), Alex Sandro (42), Luan Scapolan (85), Luís Martins (86), Fernando (89) e Licá (90).

Assistências: 4.862 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.