IHRU destina 2,25 ME para reabilitação de três bairros do Porto até 2016

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 fev (Lusa) -- O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) informou hoje que, até 2016, vão ser investidos 2,25 milhões de euros em obras nos bairros de Paranhos, Ramalde do Meio e Amial, no Porto.

Em comunicado, o IHRU salientou, ainda, que as obras no bairro de Contumil, iniciadas em outubro de 2012 e ainda em curso, deverão estar concluídas em julho deste ano.

O instituto prevê o arranque das obras em Paranhos entre outubro e dezembro, num investimento total de 880.000 euros, seguindo-se Ramalde do Meio no próximo ano, num montante de 929.500 euros, e, em 2016, o bairro do Amial, cuja verba destinada é de 440.000.

O IHRU recorda que já foram investidos 3,05 milhões de euros para obras realizadas nos bairros de Contumil e de Leonardo Coimbra, calculando o valor total do investimento em 5,3 milhões de euros.

De acordo com o IHRU, Contumil, Leonardo Coimbra e Paranhos "foram construídos entre 1979 e 1984 e, até às intervenções agora realizadas, nunca tiveram obras".

Na segunda-feira, um grupo de moradores dos bairros do IHRU vai organizar uma ação de protesto junto às instalações do instituto no Porto contra o que diz ser um "brutal e repentino aumento de rendas, que nalguns casos ultrapassa os 1000%, ao mesmo tempo que não são feitas as obras prometidas".

No começo do mês, a Câmara Municipal do Porto aprovou uma manifestação de preocupação junto do Ministério do Ambiente e do presidente do IHRU devido ao aumento das rendas em bairros da cidade.

A moção referia que os moradores dos oito bairros que o IHRU tem na cidade receberam em janeiro cartas com o valor dos aumentos e seu escalonamento no tempo, adiantando que "muitos dos aumentos verificados são de grandeza superior" ao valor médio da renda anunciada, que passa "em termos médios dos 27,5 euros mensais para 67 euros".

O documento destacava ainda a "necessidade de reabilitação dos bairros do IHRU na cidade", nomeadamente o bairro Ramalde do Meio.

Por seu lado, o Governo anunciou, em janeiro, que vai investir 4,5 milhões de euros na reabilitação de bairros sociais geridos pelo IHRU, "com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações habitantes".

De acordo com informação do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, "este investimento faz parte do Programa de Reabilitação do Parque Habitacional do IHRU, que inclui a reabilitação progressiva de 136 bairros sociais em todo o país (cerca de 13.000 fogos)".

TDI (JAP/JRS) // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.