Dezenas de voos cancelados em Paris devido a greve de controladores

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 12 jun (Lusa) -- Dezenas de voos foram hoje cancelados a partir ou para os aeroportos de Paris devido à greve dos controladores aéreos que irá provocar também alguns atrasos nas ligações a realizar.

"A situação deverá manter-se relativamente calma devido ao pedido da Direção Geral da Aviação Civil para que as companhias cancelassem 50 % dos voos programados para este período de greve", disse um porta-voz da companhia que gere aos aeroportos da capital francesa.

O mesmo responsável disse esperar "vários atrasos ao longo do dia" e aconselhou os passageiros a não se deslocarem para os aeroportos sem, primeiro, consultarem as companhias aéreas com quem contrataram a viagem.

Os trabalhadores europeus do setor da navegação aérea estão contra as políticas que a Comissão Europeia está a preparar, no âmbito do projeto do Céu Único Europeu, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública, mas também os governos e os políticos, para a "gravidade" do pacote de medidas que está a ser preparado.

Ainda assim, os controladores aéreos franceses foram os únicos que entregaram pré-aviso de greve que cumprem desde terça-feira e se prolonga até à madrugada de quinta-feira.

Em causa, segundo os trabalhadores europeus, está a perda de soberania dos Estados na gestão dos seus espaços aéreos e estão em risco milhares de postos de trabalho, em particular nos países periféricos da União Europeia.

JCS (JNM) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.